Início do conteúdo

Aula inaugural com a historiadora Marieta Ferreira marca os 40 anos da Licenciatura em História

Para comemorar os 40 anos da Licenciatura em História, será proferida a Aula Inaugural pela professora Marieta de Moraes Ferreira, que terá como temática o Ensino de História. O evento ocorre nesta quinta-feira (27), às 18h, em uma live transmitida a partir da página do facebook do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel.

A professora Marieta é professora Emérita do Instituto de História da UFRJ e exerceu inúmeras atividades em sua vida acadêmica, sendo atualmente Diretora Executiva da Editora da Fundação Getúlio Vargas.

História

O Curso de Licenciatura em História da UFPel foi organizado em dezembro de 1980, mas começou a funcionar no ano de 1981, a partir de portaria publicada no dia 28 de maio. No início tinha a duração de dois anos e era complementar à Licenciatura em Estudos Sociais, com igual duração (Licenciatura Curta). A formação completa se dava em 4 anos.

O novo currículo para a Licenciatura em História foi implementado em 1990, quando houve uma grande mobilização da comunidade para que fosse extinto o curso de Estudos Sociais e passasse a existir duas licenciaturas plenas independentes: História e Geografia.

O curso de Licenciatura em História não prepara o graduado apenas para dar aulas, mas também para a pesquisa e para organizar projetos de extensão, que dialoguem com a comunidade em geral.

A sua estrutura abriga vários núcleos, laboratórios e arquivos que realizam um trabalho importante, o qual resultou, por exemplo, na constituição do Programa de Pós-Graduação em História, que conta com Mestrado e Doutorado.