Início do conteúdo

Cientistas descobrem primeiro coquetel de exercícios para a longevidade

· Cientistas encontram fórmula para reduzir em 30% as chances de morte prematura – fazer três minutos de atividade física moderada a vigorosa para cada hora de tempo sentado

· Estudo de quatro anos é o primeiro do mundo a apresentar o coquetel ideal de atividade física para uma vida mais longa e saudável

· Especialistas advertem que ficar sentado por muito tempo pode desfazer todo o benefício da prática de exercícios

Foto: Christian Northe/Pixabay

Uma equipe internacional de cientistas, liderada pela Universidade Caledônia de Glasgow (CGU, na sigla em inglês), encontrou o coquetel perfeito de atividade física para uma vida mais longa e saudável.

De acordo com os especialistas, a fórmula ideal para reduzir em 30% as chances de morrer precocemente é fazer três minutos de exercícios moderados a vigorosos ou 12 minutos de atividade física leve para cada hora diária de tempo sentado.

Estudos anteriores haviam analisado o impacto de um ou outro tipo de atividade física isoladamente, mas estas são as primeiras evidências em relação à combinação ideal – ou ao coquetel – de tipos de atividade física necessários para a longevidade.

O estudo de quatro anos, publicado no British Journal of Sports Medicine, é o maior do tipo já realizado no mundo, tendo por base a análise de dados de seis estudos anteriores que incluem mais de 130 mil adultos do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Suécia.

A pesquisa, liderada pelo professor de dinâmica do comportamento em saúde da CGU, Sebastien Chastin, tem coautoria do professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal.

O grupo de pesquisa utilizou monitores de atividade física nos participantes e aplicou uma técnica chamada de análise composicional para determinar como diferentes combinações de atividades físicas afetam a mortalidade, incluindo exercícios moderados a vigorosos (como caminhada rápida, corrida ou outras atividades que aumentam o ritmo cardíaco), atividade física leve (como caminhada casual ou trabalhos domésticos), e comportamento sedentário.

Os pesquisadores descobriram que seguir a recomendação atual de 30 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa reduz as chances de morte precoce em até 80%, mas apenas para pessoas que passam menos de sete horas por dia sentados. Para pessoas excessivamente sedentárias (que passam de 11 a 12 horas por dia sentadas), esse efeito de redução do risco de mortalidade desaparece mesmo quando elas seguem a recomendação, segundo a pesquisa.

“Nossa nova fórmula revela que três minutos de exercício moderado a vigoroso para cada hora de tempo sentado proporciona o equilíbrio adequado e contribui para uma vida mais longa e saudável. No tempo restante, as pessoas devem se movimentar o máximo possível, além de ter um boa noite de sono. Este coquetel, ou fórmula simples, garante proteção à saúde das pessoas”, diz Chastin.

O pesquisador alerta que “trinta minutos de atividade física por dia ou 150 minutos por semana é a recomendação, mas a pessoa pode perder todo o benefício potencial se passar muito tempo sentada. Queríamos descobrir qual era o coquetel perfeito de atividade física ao longo de um dia para a máxima saúde, em termos de tempo gasto sentado, fazendo exercícios, apenas se movendo e dormindo – e como tudo isso funciona em conjunto”.

De acordo com Chastin, um dos primeiros passos da pesquisa foi introduzir um conceito inteiramente novo na forma de tratar os dados de atividade e utilizar a análise composicional. “É um processo muito semelhante a entender o modo como misturamos ingredientes, como em uma receita ou em um coquetel, para obter a melhor fórmula de longevidade da saúde”.

“Este é o maior estudo do mundo sobre o melhor coquetel de atividades físicas para longevidade e proteção contra doenças. Analisamos dados de seis estudos diferentes ao redor do mundo que utilizaram sensores para medir o movimento de mais de 130 mil pessoas ao longo do dia. São dados realmente confiáveis”, comenta o cientista.

Os pesquisadores constataram ainda que existe mais de uma combinação de atividades que se relacionam a uma redução de 30% nas chances de morte prematura:

– 55 minutos de exercícios físicos, quatro horas de atividade física leve, e 11 horas de tempo sentado

– 13 minutos de exercícios físicos, cinco horas e meia de atividade física leve, e 10,3 horas de tempo sentado

– três minutos de exercícios físicos, seis horas de atividade física leve, e 9,7 horas de tempo sentado.

“Nosso artigo reforça o quanto a prática de atividade física é decisiva para a manutenção da saúde. Cada passo importa”, acrescenta Pedro Hallal.

“Há décadas, temos dito às pessoas que a maneira de permanecer saudável é fazer pelo menos trinta minutos diários de exercícios, cinco dias por semana. Entretanto, mesmo que você seja um dos poucos adultos que consegue seguir este conselho, trinta minutos representam apenas 2% do seu dia inteiro. É realmente possível que nossos hábitos de atividade de apenas 2% do dia sejam só o que importa quando se trata de saúde?”, diz o coautor do estudo, Keith Diaz, professor assistente de medicina comportamental da Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia.

“Em outras palavras, não se trata de apenas marcar ‘feito’ no item ‘exercícios’ da lista de tarefas. Um perfil de movimentação saudável demanda mais do que 30 minutos de exercícios diários. Movimentar-se e não permanecer sedentário durante todo o dia também conta. Não existe uma medida única de atividades físicas que sirva para todos, e cada um deve escolher as combinações de atividades de sua preferência. Pode ser mais importante misturar um ‘coquetel’ de movimentos que inclua uma dose saudável de exercícios e atividades leves ao invés de ficar sentado”, conclui.