Leituras do Drama traz, neste sábado (15), Desculpe o transtorno

O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, realizará no próximo sábado, dia 15 de maio, mais uma de suas leituras dramáticas on-line. O texto escolhido é Desculpe o transtorno, de Jonatan Magella. A leitura ocorrerá a partir das 19h e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do projeto (link abaixo).

Jonatan Magella nasceu em 1990, em Nova Iguaçu. É dramaturgo, escritor e professor de História das redes públicas de Seropédica e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em 2017, recebeu o prêmio de melhor dramaturgia no I Sarau de Esquetes F.A.M.A. por Dia Útil. Com esse texto, foi selecionado para a quarta turma do Núcleo de Dramaturgia. Durante o trabalho no Núcleo, escreveu Desculpe o transtorno; O eclipse do rosto, lido pelo Coletivo Errante na II Semana do Núcleo de Dramaturgia; e Nessa rua passam Deus e o Mundo, encenado pela Cia. Atores da Fábrica. Em 2018, publicou o livro de contos Vidas irrisórias. Teve seus contos publicados também na revista Sarau Subúrbio e na antologia Repertório de utopias, organizada pelo Itaú Cultural, entre outras publicações.

Na trama de Desculpe o transtorno, um catador de lixo, uma caixa de supermercado e uma diarista são aprisionados em um centro psiquiátrico pelo mesmo motivo: foram acusados de criar outros mundos ao invés de simplesmente aceitar o mundo que lhes foi imposto. Durante o período de confinamento, porém, essas três figuras provocam mudanças drásticas nas engrenagens da poderosa indústria que os faz de loucos e reféns de tantos medicamentos. A obra é uma investigação sobre a necessidade e a importância da criação de outros mundos dentro da opressora realidade que nos obrigam a considerar normal.

A leitura será realizada pelos colaboradores do projeto Brenda Seneme, Gabryel Pyã, João Vitor, Kelvin Machado, Lorena Zanetti, Mario Celso, Milena Vaz e Thalles Echeverry. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

Sobre o projeto

O projeto de pesquisa, existente desde 2015 na UFPel, compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD) do CNPq, é coordenado pela professora Fernanda Vieira Fernandes e tem como colaboradores os discentes Brenda Seneme, Gabryel Pyã, Lorena Zanetti, João Vitor, Milena Vaz e Kelvin Marum Machado, além de dois professores de teatro egressos do curso de Teatro da UFPel Mario Celso e Thalles Echeverry. Desde 2020, por conta da pandemia, estão realizando todas as suas ações de maneira virtual, entre elas leituras dramáticas, entrevistas e oficinas.

Link do canal: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel .

Site do projeto: wp.ufpel.edu.br/leiturasufpel .