Início do conteúdo

Divulgados editais de bolsas de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Empreendedorismo Inovador

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) abriu editais de bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Empreendedorismo Inovador para o período 2021/2022.

Ao todo, oito modalidades de bolsa foram abertas nos dois editais, relativos aos programas PIBIC e PIBITI (CNPq), PROBIC e PROBITI (FAPERGS) e PBIP-AF, PBIP-JC, PBIP-IT e PBEI (Institucional UFPel). Servidores com doutorado e que participem de projetos de pesquisa ou projetos unificados com ao menos uma ação de pesquisa podem se candidatar. As inscrições são realizadas pelo módulo “Bolsas”, no sistema Cobalto e encerram às 12h do dia 21/05.

As regras de seleção foram mantidas em relação ao ano passado, incluindo a política voltada para servidoras(es) que usufruíram de licença maternidade e/ou adotante nos últimos cinco anos.

A novidade deste ano é a criação do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa para Jovens Cientistas (PBIP-JC/UFPel), que tem como objetivo apoiar jovens doutores da UFPel, cuja titulação tenha sido obtida a partir de 01/01/2016 e/ou que tenham ingressado no quadro de servidores da UFPel a partir de 01/01/2016, com uma cota de bolsa de Iniciação Científica. Este ano bolsistas pós-doc em estágio na UFPel poderão candidatar-se apenas nesta nova modalidade.

A íntegra dos editais pode ser conferida aqui.