Suporte da UFPel permite primeira eleição online para conselho municipal em Pelotas

O Conselho Municipal de Cultura realiza, durante o mês de junho, a primeira eleição online para um conselho municipal pelotense. E tal pleito só poderá ocorrer graças ao apoio da Universidade Federal de Pelotas, que gentilmente cedeu seu sistema de votação e irá garantir a sua operação.

De acordo com o professor Leandro Maia, docente da UFPel e integrante do Conselho, somente com o fornecimento do sistema Helios Voting, operado pela Universidade, será possível realizar a eleição pioneira. “É mais uma contribuição da UFPel para a sociedade, as instituições e a cidadania democrática”, afirma Maia, ao lembrar que o voto digital assegura os mecanismos de representação mesmo durante o isolamento social provocado pela pandemia.

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão colegiado que tem por objetivo elaborar e implementar políticas públicas na área cultural, além de fiscalizar o seu funcionamento, propondo mudanças e melhorias. É composto por representações do poder executivo municipal e da sociedade civil organizada. Uma das atribuições do conselho é deliberar a destinação de verbas por meio da Lei Aldir Blanc, como a que trata da emergência cultural.

A eleição que ocorrerá nas próximas semanas, em regime emergencial, visa ocupar vagas dos segmentos culturais das áreas “Artes Visuais/Audiovisuais”, “Literatura” e “Música”.

O cadastramento de candidatos e votantes será realizado pelo Concult, através de formulários online, incluindo comprovação de identidade, endereço e atuação. O Conselho verifica as inscrições, conferindo documentos, homologa os participantes e, somente então, realiza o envio de dados básicos – Nome Completo, CPF e E-mail – sempre em sigilo, confidencialidade e segurança – à Coordenação para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial da UFPel que, junto ao setor de Tecnologia da Informação, realiza o cadastro de eleitores, candidatos e cédulas de votação. A partir desta etapa, a Plataforma de Votação da Universidade envia as informações de votação por e-mail a cada participantes inscrito, que – através de link pessoal e senha exclusiva – realiza sua votação.

Mais informações sobre a eleição podem ser encontradas no edital de abertura, disponível neste link. http://conselhodeculturapelotas.blogspot.com/2021/05/edital-n-022021-eleicao-complementar.html

Em paralelo à eleição complementar emergencial, o Concult também está promovendo seleção de convidados externos para a Comissão Especial de Políticas Públicas – Entidades, Organizações e Coletivos. As informações podem ser encontradas neste link. http://conselhodeculturapelotas.blogspot.com/2021/05/edital-n-012021-convidados-externos.html