Início do conteúdo

Pós em Memória e Patrimônio realiza minicurso Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) da UFPel, em parceria com o Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (LACAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou em 6 de maio o minicurso “Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência”, ofertado aos servidores do Município do Fundão e do Museu de Arqueológico José Alves Monteiro (Portugal).

A formação acontece em oito módulos, ao longo do mês de maio, no âmbito do Projeto “Memórias da Travessia” premiado pela Ibermuseus. Os conteúdos abordados apresentam um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência, aspectos gerais das deficiências, a contribuição da Tecnologia Assistiva para inclusão e participação das pessoas com deficiência, reflexões sobre experiência estética e fruição artístico cultural e os desafios dos museus e ambientes culturais para a promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência.

A parceria do PPGMP com o LACAS é a continuidade de um trabalho da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural, no qual a UFPel integra desde 2017. O curso é coordenado pela doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural Desirée Nobre, pela mestranda em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) Tatiana Fonseca e a professora Patricia Dorneles (UFRJ). Além as coordenadoras, a formação conta ainda com seis colaboradoras (brasileiras e portuguesas) que ministrarão os conteúdos.