Dia Mundial da Propriedade Intelectual: UFPel participa de evento na UFPR

Nesta segunda-feira (26), transcorre o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI), estabelecido em 2000, quando os estados membros da Organização Mundial de PI (OMPI) designaram a data, com a finalidade de expandir a compreensão geral da PI.

A OMPI é uma entidade internacional de Direito Internacional Público com sede em Genebra, integrante do Sistema das Nações Unidas.

“O Dia Mundial da PI tem proporcionado uma oportunidade única, a cada ano, de reunião de pessoas do mundo inteiro para refletir sobre como a PI pode contribuir para a expansão da música e das artes e para a promoção da inovação tecnológica que ajuda a moldar o nosso mundo”, afirma o coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Vinicius Campos. Neste ano terá como temática geral PI & Pequenas e Médias Empresas: levar suas ideias ao mercado.

De acordo com o professor Vinicius, em 2020, além da destacada atuação da UFPel no enfrentamento da COVID-19, nas frentes de pesquisa, atendimento hospitalar, diagnóstico molecular, produção de álcool gel e máscaras, a UFPel lançou uma iniciativa inédita de licenciar patentes e transferir tecnologias relacionadas à COVID-19, de forma gratuita.

“Assim, a Universidade buscou colocar todas as suas tecnologias à disposição do enfrentamento à pandemia de forma gratuita. Em troca, as empresas receptoras da tecnologia assumirão o compromisso de distribuir os produtos resultantes o mais amplamente possível e com valores baixos que permitam uma ampla acessibilidade para a sociedade”, observa o coordenador.

Evento

Neste dia 26 de abril de 2021, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Rede Ibero Americana de Propriedade Intelectual (RIAPI), realizará um evento on-line comemorativo ao Dia Internacional da Propriedade Intelectual, para estimular e fomentar o debate de temas emergentes na sociedade.

O evento faz parte das celebrações divulgadas à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). O link é o https://bit.ly/3vdZuSc. O coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel participará da mesa com o tema “Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica: desafios para superação da pandemia”, às 10h desta segunda-feira.

“A UFPel possui um dos maiores portfólios de patentes do país, com mais de 200 patentes. Desde 2018, a Instituição faz parte do rol de universidades brasileiras que fazem transferência de tecnologia, fazendo com que o conhecimento gerado na Universidade possa impactar positivamente a sociedade e o meio-ambiente”, completa o professor Vinicius.

Publicado em 23/04/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags CIT, Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual, PRPPGI.