Início do conteúdo

Pesquisas da professora Beatriz Loner inspiram livros de ilustração sobre a família Penny

As pesquisas da professora emérita da UFPel, Beatriz Ana Loner, inspiraram a criação de sete livros de ilustração do designer gráfico e ilustrador, Jorge Penny, que atualmente reside na Espanha. Falecida em 2018, Beatriz deixou um grande legado ao estudar a comunidade negra da região, clubes carnavalescos negros, abolição e pós-abolição, tendo impactado significativamente na produção intelectual sobre essas temáticas na historiografia gaúcha.

Os livros contam a história da família Penny, cuja matriarca, Clarinda, foi escravizada e conseguiu comprar sua alforria ao ganhar um prêmio da loteria. Os filhos de Clarinda fundaram o jornal “A Alvorada” que circulou entre 1907 e 1965 com pequenas interrupções, sendo provavelmente o mais longevo periódico representante da imprensa negra brasileira. O jornal discutia questões da negritude e formas para enfrentar as questões sociais, tendo uma grande relevância para a construção de uma identidade negra em Pelotas e região. A família Penny foi tema de várias pesquisas realizadas na Universidade e o periódico “A Alvorada” representa uma importante fonte para as pesquisas desenvolvidas na UFPel.

Jorge Penny conta que sempre teve interesse nas histórias familiares e que, em 2005, tentou fazer uma árvore genealógica a partir das histórias contadas pela mãe e pela tia. “Deu tudo errado, ninguém conhecia a origem do sobrenome Penny. Eu sabia que o nome do meu avô era Juvenal Moreno Penny e que teve um jornal chamado A Alvorada. Na época, pesquisei na internet, mas não encontrei nada”, disse Jorge.

Passado algum tempo, em 2008, Jorge voltou a pesquisar sobre a família e foi surpreendido com um grande número de documentos relacionados à família Penny. “Sem dúvida nenhuma, o trabalho da professora Beatriz foi fundamental para conhecer a verdadeira origem do sobrenome da nossa família e construir uma árvore genealógica real”, afirmou.

Foi assim que Jorge resolveu criar os livros que misturam informações encontradas nas pesquisas da professora Beatriz Loner e de outros pesquisadores, com lembranças familiares e da infância do autor.

Entre os artigos que inspiraram a criação dos livros está “A Loteria do Ipiranga e os trabalhadores: Um sonho de liberdade no final do século XIX”, de autoria da professora Beatriz Loner e “Clubes carnavalescos negros na cidade de Pelotas”, de autoria das professoras Beatriz Ana Loner e Lorena Almeida Gill. Ambos estão disponíveis no livro “A família Silva Santos e outros escritos” que pode ser acessado em: https://wp.ufpel.edu.br/ndh/files/2019/06/familiasilvasantos.pdf.

Para Jorge Penny, a criação dos livros e o conhecimento sobre a história da família Penny não teria sido possível sem o trabalho dos pesquisadores da UFPel. “Sem dúvida nenhuma esse foi o resultado de um grande trabalho de historiadores e documentalistas e de uma política real de recuperação da memória do Brasil. O conhecimento liberta e ilumina”, finaliza o autor.

Nos livros Jorge faz um agradecimento ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH), à professora Beatriz Loner e outros pesquisadores e egressos da UFPel que também contribuíram com suas obras. Para a coordenadora do NDH, professora Lorena Gill, trabalhos como o feito por Jorge Penny fazem com que a história seja acessível a um público maior, que não apenas aquele circunscrito à academia. “Os textos e as ilustrações do autor, que tem como base pesquisas históricas relevantes, criam novos diálogos, que permitem responder às demandas da sociedade”, explica.

Conheça a produção:

Clarinda – Negra mãe do Brasil

O primeiro livro conta a história de Clarinda, tataravó do autor. Escravizada, em 1881 Clarinda ganha um prêmio na loteria e compra a sua alforria. “O livro da Clarinda é um resumo de toda a história compartilhada pela família. Queria que fosse muito simples, sintético”, disse Jorge.

O livro está disponível em: http://www.lalalatoys.com/pdf/clarinda-penny.pdf

O Meu Avô José Penny – Algumas lembranças soltas da minha infância

O avô de Jorge foi redator do A Alvorada, importante jornal pelotense. Filho de Juvenal, José era engenheiro agrônomo e professor, foi um membro ativo da Frente Negra Pelotense e criou a campanha Pró-Educação, defendendo a importância do conhecimento para superar as barreiras do racismo e dos preconceitos.

O livro está disponível em: http://www.lalalatoys.com/pdf/o-meu-avo-jose-penny.pdf?fbclid=IwAR3vMgct-gZ4zPk0z0r7iFGxCv_tjrBxAbvscjJFiAD6wAOtQs7KS4oqxQE

Mãe, como era o meu pai? Mãe, como era o meu pai? Algumas lembranças de uma mãe solteira

O livro conta a história da mãe de Jorge, Leda Penny, mostra as dificuldades vividas pelas mães solteiras e conta uma pouco sobre os sentimentos em relação a seu pai inexistente.

O livro está disponível em: http://www.lalalatoys.com/pdf/mae-como-era-o-meu-pai.pdf?fbclid=IwAR0LFDMAbsS7tAGb89TZL9cpkQYSO3HX6ce1a-6bP5_1Q3uzRLU4CNnllgQ

Por que PENNY? Documentos e elucubrações sobre a origem familiar

No quarto livro, Jorge reúne toda a informação que encontrou com o objetivo de buscar a história e tentar construir uma teoria sobre a origem do sobrenome Penny.

O livro está disponível em: http://www.lalalatoys.com/pdf/de-onde-vem-o-sobrenome-Penny-PDF-web-.pdf?fbclid=IwAR3dS1-fioWlCXeVJkydmLX92xyiL49c8Z79ModX8q13KHg-UCjt7nyCCCY

Os três livros sobre A Alvorada

O periódico A Alvorada foi um jornal criado em 1907 reconhecido como a voz da população negra em Pelotas e fundado por Juvenal e Durval Penny. De acordo com Jorge, descobrir a origem da família era muito importante, mas a história do jornal A Alvorada era incrível e durante meses ele dedicou-se a ler os exemplares que estão disponíveis para acesso digital. “Aproveitei a pandemia para tentar contar a trajetória do jornal e recuperar muitos textos. Fui selecionando textos e assuntos que me interessavam e dividi em três partes: Durval, Juvenal e José, para fazer um perfil de cada um”, disse.

A ALVORADA 1907-1914 Durval I – http://www.lalalatoys.com/pdf/-A-Alvorada-1-Durval-.pdf?fbclid=IwAR1vk4jQl9TRCXpf57ro38HgPDtcpbKV3dXBKEiGUUZo0okU0wjeIcZAXQg

A ALVORADA 1907-1946 Juvenal II – http://www.lalalatoys.com/pdf/-A-Alvorada-2-Juvenal-.pdf?fbclid=IwAR27tm4eJEHBvzSz_5YFiBph8-f6MXM5Yd92lQCo3APiuPwkgY1RrxKBX28

A ALVORADA 1911-1936 José III – http://www.lalalatoys.com/pdf/-A-Alvorada-3-Jose-.pdf?fbclid=IwAR0D32ypo_-c7QMBljiKd-bWkH0YHUv72sW-lsje8sFexcjr4KUKBMN9lTo