PRE promove Formação de Professores Ingressantes

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU) e do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), promove a 8ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel. A atividade, prevista no Calendário Acadêmico, será realizada de 03 a 07 de maio, em ambiente virtual.

O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes de 20 horas cada. No turno da manhã será realizado o Módulo I e no turno da tarde o Módulo II. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. O cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017. Para receber o certificado o participante deverá concluir no mínimo 75% das atividades do módulo no qual se inscreveu.

O Módulo I apresentará questões estruturais da Universidade, bem como as Pró-Reitorias e Coordenações. Além disso, será oferecido um tour virtual das Unidades na sexta-feira (dia 07), às 15h. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes Unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

Já o Módulo II abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária. Apenas as palestras do Módulo II serão abertas aos demais professores e professoras da UFPel.

De acordo com a PRE, como esta formação está prevista no Calendário Acadêmico, é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas neste formulário e estarão abertas até o dia 29 de abril. No dia seguinte ao encerramento das inscrições, os links para acessar as atividades do curso de formação serão enviados diretamente ao participante por meio do e-mail cadastrado. Em caso de dúvidas, contate a organização através do e-mail nufor.ufpel@gmail.com.

Módulo I – Turno da MANHÃ, das 08h às 12h

03/05
Concepção, Estruturação e Procedimentos (PRE)

04/05