Projetos do PPGO são aprovados em edital do Sebrae

Dois projetos do programa de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas foram selecionados pelo edital Catalisa ICT do Sebrae. A partir da escolha, as pesquisas desenvolvidas passam a receber suporte administrativo do Sebrae e financeiro por parte de startups nacionais e internacionais. A ideia é produzir bens e serviços no setor de saúde, de forma barata e eficiente.

Liderado pela doutoranda Juliana Ribeiro, o primeiro projeto selecionado tem por enfoque o desenvolvimento de uma resina injetável contendo fármaco, com objetivo de induzir a dentinogênese, o que culminaria em regeneração dentinária, utilizando técnicas de engenharia tecidual e de desenvolvimento de biomateriais.

Já a outra pesquisa, proposta pelo egresso do programa Mohammed Irfan trata de uma inovação tecnológica na área de inteligência artificial voltada para a saúde. Este já havia sido selecionado pelo edital Centelha da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Ambas iniciativas tem como orientador o professor Rafael Lund, docente permanente do PPGO.