Início do conteúdo

NDH lança livro alusivo aos seus 30 anos de atuação

O Núcleo de Documentação Histórica Professora Beatriz Loner (NDH-UFPel) realizará o lançamento do livro “Núcleo de Documentação Histórica 30 anos: histórias, memórias e afetos” no dia 11 de março, às 18 horas, na página do Facebook do NDH.

O livro surgiu das atividades do Núcleo em comemoração aos seus 30 anos completados em março de 2020. De acordo com a coordenadora, professora Lorena Gill, a ideia inicial da equipe era realizar um seminário que contasse com a participação dos egressos e egressas, porém com a pandemia a ideia foi descartada e surgiu a possibilidade de realização de algumas atividades nas redes sociais. “Então convidamos trinta pessoas para gravar vídeos abordando suas trajetórias profissionais relacionadas ao NDH e, a partir daí, pensamos em estender o convite para que escrevessem textos sobre esse lugar de memória e sobre suas relações profissionais e de afeto que mantiveram com a sua fundadora”.

A obra conta com textos de vários egressos e egressas que atuaram no NDH em algum momento da sua história, além de um material escrito por professores e professoras que atuaram com a fundadora, professora Beatriz Loner, especialmente aqueles que tratam sobre mundos dos trabalhadores e trabalhadoras ou ainda estudos de escravidão e pós-abolição. “Os leitores e leitoras encontrarão relatos cheios de afeto sobre um lugar que é considerado por muitos como uma segunda casa, que abriga, que cuida, que dá guarida para experiências e à construção de sonhos”, afirma Lorena.

A edição foi organizada pela professora Lorena Gill, professor Aristeu Lopes, professora Ana Sosa González e pela graduanda de História, Ariane Regina Cunha. O link para a página do Facebook do NDH é: https://www.facebook.com/ndh25 .