Higienizador de mãos adaptado pela UFPel é disponibilizado a pessoas em condições de vulnerabilidade

A lavagem das mãos é uma das formas mais eficientes de prevenir a disseminação do Coronavírus. E para facilitar o acesso dessa prática a pessoas em condições de vulnerabilidade social – em especial em situação de rua –, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou uma unidade de seu Higienizador Eco-Mãos ao coletivo Parceiros na Caridade. Trata-se de uma pia portátil com acionamento por sensor de presença, atendendo as recomendações da área da saúde.

O higienizador segue orientações de um protótipo existente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adaptado pela UFPel. A parte automática aciona o sabão e a abertura da torneira. A motivação do projeto de uma pia portátil está em oportunizar aos locais públicos um equipamento de fácil acesso e uso para que ocorra essa higiene de forma constante e habitual, além do importante papel educativo.

A disponibilização do equipamento foi intermediada junto ao grupo Parceiros na Caridade, que busca atender pessoas em situação de rua e acompanhantes nos hospitais da cidade. O Eco-Mãos está sendo utilizado nas entregas de alimentos para as pessoas em condições de vulnerabilidade e pode ser transportado para os diferentes locais onde o grupo entrega as refeições. O coletivo Parceiros na Caridade trabalha ajudando cerca de 200 pessoas a cada semana.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Elmer Peñaloza, o sistema construído tem um caráter didático e conduz os usuários por uma sequência de passos de higienização com tempos adequados para cada etapa (propostos pela Organização Mundial de Saúde – OMS). “Este aprendizado impacta ainda mais a comunidade porque ensina como deve ser feita uma higienização de mãos e a importância que pode ter na saúde”, destaca. O sistema que foi disponibilizado para o coletivo Parceiros na Caridade é portátil e não precisa ter uma instalação fixa. Ele pode ser levado para diferentes locais e disponibilizado para outras instituições ou parcerias do mesmo tipo.

Automatizada, econômica e ecoeficiente
A pia portátil foi projetada para ser um sistema híbrido: ele funciona conectado às redes hidráulicas e também pode ser abastecido manualmente. O equipamento projetado na FURG traz dois recipientes de igual volume, um para água limpa e outro para efluentes, e ainda um reservatório para sabão líquido. A capacidade é de 60 litros. O sistema desenvolvido faz o acionamento por proximidade. Primeiramente, ele lança o sabão líquido e, então, a torneira aciona o jato d’água também com a resposta de um sensor. A pessoa que o utiliza não precisa abrir ou fechar a torneira, evitando possibilidade de contaminação. O resultado é uma pia portátil automatizada, econômica e ecoeficiente.

O Eco-Mãos é um projeto de extensão da UFPel que tem como foco principal a aplicação de conhecimentos de engenharia para desenvolver tecnologias e sistemas que ajudem na mitigação dos problemas sanitários decorrentes do COVID-19. O projeto do desenvolvimento destes sistemas de higienização nasce do interesse de um grupo de alunos, egressos, técnicos e professores de gerar soluções práticas que ajudem as comunidades na mitigação de doenças através do uso de mecanismos de higienização automáticos que estejam disponíveis em locais-chave de alto fluxo de pessoas. Busca, ainda, que através de componentes didáticos possam ensinar os passos corretos de higienização e assim disseminar este ensinamento nas comunidades.

Ao decorrer do ano de 2020 foram desenvolvidas duas versões de sistemas de higienização. Um tem autonomia de uso, com tanques de reserva e descarte de água no mesmo sistema, assim como sistemas de bateria recarregáveis que permitem ter autonomia de uso contínuo de três a quatro horas. Assim, este modelo é portátil para poder ser levado a qualquer local onde seja necessário. De outro lado, foi desenvolvido uma segunda versão, que é fixa – ou seja, precisa de entrada de água potável externa, energia elétrica e disponibilidade de saída do descarte para o esgoto. Esta última versão foi desenvolvida com a finalidade de ser instalada em locais fixos, como as entradas dos diferentes campi da Universidade, hospitais, escolas e lugares públicos que tenham estrutura adequada para recebê-los.

Conhecimento a serviço da comunidade
Os sistemas de higienização desenvolvidos na UFPel já saíram da etapa experimental. Inicialmente foram desenvolvidos nove higienizadores. Destes, sete são fixos e já estão instalados e em pleno uso em diferentes entradas dos prédios da Universidade (Centro de Engenharias, Campus II, Anglo, Capão do Leão), incluindo o Restaurante Universitário e a Casa do Estudante. Dos outros dois, um é o sistema portátil que foi fornecido para o Coletivo Parceiros na Caridade e finalmente o outro sistema de higienização é reserva e protótipo de teste e implementação de novas tecnologias.

De acordo com o coordenador, no retorno das aulas presenciais o grupo do projeto continuará construindo e trabalhando em melhoras nos sistemas para atingir mais espaços dentro e fora da instituição. Conforme Peñaloza, há possibilidade de realizar diferentes parcerias para disponibilizar o Eco-Mãos onde seja necessário. “A Universidade como centro de educação, pesquisa e extensão caminha junto com a sociedade para aplicar todo este conhecimento técnico e teórico gerado na nossa instituição na solução de diferentes problemas, e assim, impactar diretamente no desenvolvimento da nossa comunidade”, salienta.