Colegiados de curso poderão propor atividades práticas para disciplinas

De forma a atender ao Parecer Normativo 26, de 22 de dezembro de 2020, o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas definiu, em sua última reunião, realizada no dia 11 de fevereiro, que oportunizará a oferta de atividades presenciais em disciplinas que tenham teor prático ou teórico-prático.

Os colegiados de curso poderão apresentar ao conselho as propostas para oferta, e uma comissão especial do COCEPE irá julgá-las.

Serão priorizadas disciplinas de cursos majoritariamente práticos e também componentes curriculares que não puderam ser oferecidos no último semestre letivo. Também haverá prioridade entre os estudantes que poderão cursá-las: prováveis formandos e ingressantes.

Essa regra não se aplicará a disciplinas de estágios, visto que essas não acompanham o período regular do Calendário Acadêmico, pois sua aplicação não depende apenas da Universidade, mas também de instituições parceiras.

As aulas presenciais ocorrerão apenas em maio; no caso de disciplinas teórico-práticas, as oito primeiras semanas do calendário serão voltadas para a teoria, para, somente após, serem iniciadas as práticas.

As datas referentes a essas disciplinas são as seguintes:

– até 12 de março: período para encaminhamento de propostas ao COCEPE

– até 19 de março: período para análise das propostas pela comissão