Projeto Margens realiza minicurso sobre desigualdades na prática educacional

O Projeto de Pesquisa Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas (GEEUR/UFPel), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED/Pelotas), apresenta o minicurso “Pelas Margens Também Contam-se Histórias: Discutindo Múltiplas Desigualdades na Prática Educacional com Primeiros Anos do Ensino Fundamental”.

O curso tem como objetivos: promover reflexões sobre igualdade, diversidade, gênero, raça, identidades e sexualidades na educação básica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Esses marcadores da diferença são parte das múltiplas construções que dão forma às cidades, coletivos e grupos que vivem em processos de exclusão – mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+, pessoas que moram em periferias, pessoas de religiões de matrizes africanas, entre outras. Assim, pondo em evidência as comunidades que não são valorizadas nas histórias “oficiais”, durante quatro encontros serão propostos materiais e metodologias para pensarmos planos de aulas, sequências didáticas e projetos interdisciplinares onde o contexto local da escola e de estudantes serão protagonistas.

Formato: encontros online por meio da plataforma digital da UFPel e atividades assíncronas.

Público: Corpo docente da Educação Básica e, caso haja vagas, demais interessados e interessadas.

Duração: 20 horas (4 encontros) Período: 15/02 à 08/03/2021

Inscrições até dia 12/02

Inscrições via formulário:https://forms.gle/bimPeCDmmFNCZ4QBA

Publicado em 04/02/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags GEEUR, Margens, minicurso.