PREC lança livro sobre a extensão universitária no contexto da pandemia

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lançou, nesta semana, um livro que reúne experiências da Universidade Federal de Pelotas no campo da extensão durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. A obra está disponível no Repositório Institucional da UFPel, com acesso neste link.

O livro conta com 40 capítulos escritos por 190 autores. Os textos foram enviados a partir do Edital 05/2020, uma parceria entre a PREC e a Editora da UFPel. Eles são resultados de ações extensionistas desenvolvidas de março a julho do ano passado e relacionadas a esse tema que tem sido um dos maiores desafios mundiais desde então.

Na publicação, é relatado como as ações foram propostas ou adaptadas aos meios disponíveis para operar, através da extensão, questões próprias do momento ou manter projetos ativos empregando os recursos possíveis.

Segundo a equipe da Pró-Reitoria, a palavra conexão foi empregada para definir o foco do livro, qual seja, a virtualidade substituta da presença física decorrente da necessidade de manter ativos os grupos, as equipes, o trabalho compartilhado e a aproximação em um tempo no qual, em decorrência do isolamento social, vários elos, de diferentes ordens, foram ameaçados. Assim, os grupos de extensionistas buscaram soluções alternativas em um movimento de superação da improbabilidade.

Dessa maneira, o livro contempla a perspectiva de vir a ser uma fonte para que o futuro possa saber o que aqueles que atuaram em extensão no ano da pandemia viveram e de que forma isso ocorreu.