Início do conteúdo

Estudante da UFPel está entre os vencedores do Prêmio 99 de Jornalismo

Um estudante do 8º semestre do curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está entre os vencedores do terceiro Prêmio 99 de Jornalismo. Daniel Batista de Jesus da Silva, de São Vicente (SP), foi premiado em cerimônia virtual no dia 2 de dezembro. Os ganhadores são de diferentes estados e regiões do país.

A categoria Jovens Jornalistas premiou os melhores conteúdos produzidos pelos participantes de um laboratório sobre mobilidade urbana, promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a empresa 99. Daniel, juntamente com Fernanda Pereira Rosário, de Santos (SP), conquistaram a terceira colocação com “Apps ajudam no deslocamento e dão autonomia para pessoas com deficiência”. No caderno especial “Para onde vamos” estão os 15 textos produzidos em duplas pelos estudantes e recém-formados em jornalismo de 21 cidades brasileiras.

Na categoria Profissionais do Jornalismo, a reportagem “Invisíveis no banco da frente”, de Manoela Alcântara, do jornal Metrópoles, levou o primeiro lugar.

A relação de vencedores, com os conteúdos premiados e outros detalhes podem ser encontradas no site do Prêmio.

Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana
O laboratório também deu origem ao Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99, que oferece aos profissionais da área e estudantes de jornalismo um material informativo e elaborado com a curadoria de especialistas no tema. É composto por verbetes com os principais termos técnicos utilizados no jornalismo para se referir a elementos que fazem parte do dia a dia do transporte e da mobilidade urbana, assim como os principais agentes, tomadores de decisão e fontes de dados relevantes para um jornalismo pautado na checagem de informação, clareza e objetividade. O material está disponível para download gratuito aqui.

Com informações da Folha.