Sistema UNA-SUS presta homenagem à UFPel

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está celebrando dez anos. Constituído por 35 Instituições de Ensino Superior, realiza a educação permanente de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, em larga escala, através de educação a distância, constituindo um amplo acervo de recursos educacionais em acesso aberto na Plataforma ARES. A celebração ocorre no 26º Encontro da Rede UNA-SUS que está sendo realizado on-line, no período de 07 a 11 de dezembro. Neste contexto, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi homenageada entre as instituições pioneiras, com destaque para a atuação da instituição na elaboração e oferta do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE).

No encontro, a coordenadora de projetos da UNA-SUS no Departamento de Medicina Social da UFPel, professora Anaclaudia Fassa, ressaltou a trajetória da UFPel, desde 2011, no Sistema UNA-SUS. A participação da Instituição teve início com o Curso de Especialização em Saúde da Família, através de educação a distância, com a oferta inicial de mil vagas, para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país. Com mais de 4 mil vagas ofertadas e 2,3 mil concluintes, incluindo profissionais alocados em áreas remotas, o curso teve uma concepção pedagógica inovadora e foi pioneiro ao requerer implementação de intervenções no serviço como tema do Trabalho de Conclusão de Curso.

A UFPel elaborou também seis módulos de autoaprendizagem, baseados em casos clínicos interativos, que contam com 69 mil alunos certificados e aportou para o PROFSAUDE sua experiência com a integração disciplinar e com a ênfase na reflexão sobre a prática. A Plataforma Kurt Kloetzel, desenvolvida para hospedar os recursos educacionais da UFPel, teve nos oito primeiros meses de 2020 mais de 1 milhão de acessos.

A experiência da UFPel mostra que é possível desenvolver iniciativas educacionais através de educação a distância, de forma predominantemente assíncrona que sejam marcadas pela flexibilidade e busca da transdisciplinaridade, centrada no processo do sujeito de aprendizagem autônomo e usando metodologias ativas como estratégias promotoras do processo.

O Sistema UNA-SUS propicia intensa troca de experiências e colaborações entre as instituições públicas participantes da rede e incentiva a inovação e a experimentação.