“GEGRADI conversa com” terá duas edições nesta semana

O Grupo de Estudos para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital da Universidade Federal de Pelotas (GEGRADI/UFPel) promove nesta semana duas edições do evento “GEGRADI conversa com”. O bate-papo com Francisco Serón Arbeloa será sobre “Problemas, Mitomania e Cisnes Negros”, no dia 09, às 10h, pelo YouTube. Depois, no dia 11, às 18h, pelo YouTube, o convidado é Airton Cattani, que vai falar sobre “Olhando por onde anda: Porto Alegre, Paris e Beijing”.

A conversa com Arbeloa atende a um pedido de repetir uma conferência realizada em 2013 em três universidades latino-americanas (UFPel, Unisinos e UBelgrano/Argentina) no contexto do Projeto ALFA Gaviota/Rede ALFA/CE. Atende assim a um propósito de compartilhar, agora nesta modalidade digital e acessível, uma reflexão que perdura, certamente, em cada assistente por trazer elementos que ajudam a compreender o funcionamento do cérebro e como este conhecimento pode potencializar nossa capacidade de aprendizagem e tomada de decisão frente à complexidade do mundo contemporâneo. Paco Serón é físico, de formação básica, e pesquisador na área de inteligência artificial e em tecnologias avançadas de representação e visualização. Por meio de muitos exemplos práticos, amplia o repertório de estratégias para colaborar com um funcionamento cerebral ocupado com um pensamento crítico, atento à diversidade e proativo.

Airton Cattani, professor e pesquisador em Arquitetura, Artes e Design, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conversa sobre como um olhar atento e estético sobre calçadas motivou a conexão de dois extremos do mundo, Porto Alegre e Beijing (Pequim, China) e como este olhar segue produzindo conexões com outros lugares e atribuições de novos sentidos para a existência destes elementos nas cidades.

Mais informações estarão disponíveis na página do GEGRADI ou podem ser obtidas pelo e-mail gegradi@gmail.com.