Início do conteúdo

Comitê UFPel Covid-19 lança Nota Técnica sobre a Evolução da Epidemia em Pelotas

O Comitê UFPel Covid-19 lançou nesta quinta-feira (26) uma nota técnica que ressalta a necessidade de ação imediata frente à situação atual da pandemia no município de Pelotas.

De acordo com o documento, em notas anteriores destacou-se a necessidade de manutenção e reforço das ações de vigilância epidemiológica. Destacou-se, também, que a grande maioria da população pelotense ainda era, pelo conhecimento atual, suscetível ao vírus (sem imunidade), o que pode facilitar novos surtos de contaminação. Reforçou-se, sempre, que a vigilância epidemiológica ativa e com alta capacidade de testagem era a única possibilidade, na ausência de vacina, de conciliar o controle da pandemia com a flexibilização das medidas de distanciamento social.

A nota alerta, ainda, que, entretanto, não basta apenas testar. É fundamental o isolamento por 14 dias de casos e contatos. Para casos e contatos de populações vulneráveis é preciso providenciar adequada proteção social para viabilizar este isolamento. Além disso, casos e contatos devem ser claramente orientados sobre o isolamento e monitorados pelos serviços de saúde e de vigilância. É preciso que os profissionais de saúde priorizem a orientação de isolamento e esta ideia deve também ser difundida nos meios de comunicação.

Veja a nota na íntegra aqui.