UFPel promove curso de Gestão de Cultura Digital em Museus

No dia 19 de novembro teve início o curso “Gestão de Cultura Digital em Museus”, uma parceria do Laboratório de Documentação Museológica – Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Laboratório de Inteligência de Redes – Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília (UNB). O curso é destinado a estudantes, professores e técnicos que tenham interesse de explorar as possibilidades do uso das tecnologias digitais para o cumprimento da função social do museu, em especial aquelas voltadas à democratização e promoção do acesso aos acervos digitais na Internet.

O curso vai ser realizado em duas etapas. A primeira ocorre até o início do recesso de final de ano e a segunda será a partir da primeira semana de março. Os encontros são sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h. No total serão 15 encontros com o objetivo de fornecer um arcabouço teórico e prático sobre os novos modos de relacionamento social na Internet, auxiliando na construção de uma cultura digital na instituição e com os seus públicos.

Esta é a primeira ação de uma parceria que se consolida entre os dois laboratórios, com outras atividades sendo organizadas para o ano de 2021. As aulas são ministradas pelo professor Dalton Martins e pela professora Luciana Conrado Martins, os quais compõem a equipe do Laboratório de Inteligência de Redes. Devido à procura, o curso extrapolou o limite de 30 vagas e aumentou a turma para 38 participantes.