Início do conteúdo

UFPel sedia Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, nos dias 24 e 26, o Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult). O evento integra a programação do 7º Congresso de Extensão e Cultura da 6ª Semana Integrada de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão da UFPel (SIIEPE).

O ForcultSul 2020 é composto pelos setores e agentes culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul: Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As atividades serão on-line e objetivam a promoção de debates voltados ao fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico, além de encaminhar diretrizes para a integração dos seus agentes, trabalhadores e público da Cultura.

O primeiro dia de atividades, dia 24, é voltado aos Grupos Temáticos (GTs), que continuarão as discussões iniciadas no Forcult Nacional. Os Grupos irão propor metodologias para um Corredor Cultural Nacional, a realização de pesquisas e indicadores, além de um mapeamento dos equipamentos culturais das Instituições de Ensino Superior (IES).

Apresentações da construção de uma política cultural institucional já existente e/ou em construção nas instituições de ensino superior da região Sul também integrarão o fórum.

Participe
Qualquer pessoa interessada pode participar do encontro. Para os Grupos de Trabalho (GTs), é necessário se inscrever previamente. Já as discussões do segundo dia de evento poderão ser acompanhadas no Canal da UFPel no YouTube.

Mais informações estão no site do evento, onde também é possível fazer as inscrições.

Programação:

24 de novembro – das 15h às 17h
GTs – Diálogos Temáticos
GT 1 – Políticas Culturais – Planos de Cultura, indicativos para a gestão cultural e indicadores
GT 2 – Fomentos à Cultura – recursos institucionais internos e externos
GT 3 – Inclusão e Acessibilidade – entre as comunidades em situação de vulnerabilidade
GT 4 – Comunicação e Registro – possibilidade de uma agenda compartilhada

26 de novembro
15h – Comunicação de Abertura – “Por uma Política de Cultura: a experiência da UFFS”, com Claiton Marcio da Silva
15h30min – Resultados dos diálogos nos GTs
16h30min – Cultura nas IPES Região Sul
16h45min – Debate com os participantes