Mais de 2,8 mil trabalhos na SIIEPE

Mais de 2,8 mil trabalhos são apresentados nos cinco eventos que compõem a VI Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel, que ocorre até esta sexta-feira (27), de forma completamente remota, na Universidade. No VII Congresso de Extensão e Cultura (CEC), são 546 trabalhos inscritos, no VI Congresso de Ensino de Graduação (CEG) 346, no XXIX Congresso de Iniciação Científica (CIC) 1056, no IV Congresso de Inovação Tecnológica (CIT) 49 e XXII no Encontro de Pós-Graduação (Enpos) 805, num total de 2802 trabalhos. A Semana Integrada é o maior evento acadêmico realizado pela UFPel.

Esta edição tem como tema central  “A Universidade em um mundo transformado”. O tema reporta-se à pandemia, que transforma a sociedade em todos os seus aspectos.

“Haveria, portanto, outro tema que se impusesse tão obviamente do que o de discutir, durante os dias desta Semana Integrada, qual será a universidade que enfrentará um mundo transformado pela pandemia? O que seremos quando a trama profunda da realidade for diferente? O que poderá vir a ser professor, estudante, pesquisador, técnico quando nossas formas de operar conhecimentos não puderem prescindir dos novos (ou nem tão novos) meios? Há muitas perguntas que no futuro parecerão dispensáveis e tantas outras que desenham um horizonte ainda pouco discernível”, considera a organização da Semana na apresentação do evento.

A Semana, afirmam os organizadores do encontro, reunindo a força do pensamento acadêmico, através das suas dimensões (ensino, pesquisa, extensão e inovação), reunindo os atores que movimentam essas forças, encontrando nos meios as possibilidades e nas circunstâncias, os desafios, deixará em 2020 a marca da capacidade que as universidades tem de olhar para si, de olhar a partir de si e de considerar sua alavanca, seu motivo, sua essência, a realidade, o tempo presente e a transformação.

Programação

Além das programações de cada Congresso e Encontro, há um conjunto de eventos inseridos na Semana como um todo. São palestras, oficinas e a Revista Cultural, esta última com atrações de diversas áreas artísticas, programadas em horários que permitem a participação da comunidade. Tudo de segunda (23) a sexta-feira (27).

Saiba tudo sobre a 6ª SIIEPE, seus eventos, palestras, atrações culturais e oficinas em https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

Aulas não são suspensas

Excepcionalmente, neste semestre em que as atividades acadêmicas estão ocorrendo no formato remoto, não ocorre a suspensão das aulas na SIIEPE. O calendário acadêmico 2020/1 contabiliza 12 semanas de aula no formato de Ensino Remoto Emergencial e para contribuir com o planejamento das atividades deste período, a PRE recomenda a não realização de atividades síncronas durante a semana da SIIEPE, para que a comunidade acadêmica possa participar ativamente, mesmo que de forma remota, da programação deste evento. Atividades assíncronas podem ocorrer normalmente.

Publicado em 20/11/2020, na categoria Manchete.