Gerências do Hospital Escola recebem certificados do Programa EBSERH de Qualidade

Na última semana, as três gerências do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) receberam certificados do Programa EBSERH de Gestão da Qualidade, entregues pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde. “O HE imbuído na sua missão em buscar a excelência na prestação de serviços, no ensino, na pesquisa e na extensão, realizou a primeira avaliação interna do SEQUALI no início de 2020, tendo seu resultado validado pela EBSERH sede em novembro deste ano”, explicou a chefe do Setor, Susana Cecagno.

No que tange à rede, o HE ficou em 11º lugar no ranking dos hospitais universitários, com cumprimento de 78% dos requisitos essenciais que compõem o Programa do Selo de Qualidade. “É uma oportunidade ímpar de aprimoramento das práticas de trabalho, tanto assistenciais quanto gerenciais, com vistas à excelência na prestação de serviços de saúde e na formação profissional”, destacou Susana.

O PROGRAMA E O SELO

O Programa EBSERH de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali), visam promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde, no âmbito dos hospitais universitários federais (HUF) que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Consiste em um sistema próprio de avaliação periódica, que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira pelos hospitais da rede Ebserh. O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente hospitais que realizam atividades de ensino que atingirem os padrões estabelecidos no sistema de avaliação.

O Programa e o Selo Ebserh de Qualidade são norteados pelo Manual de Diretrizes e Requisitos do Selo Ebserh de Qualidade, contém requisitos fundamentais para a prestação do cuidado e ao ensino em um ambiente hospitalar, considerando leis, regulamentos, normas, evidências científicas e boas práticas vigentes. Os requisitos abordam os processos gerenciais, processos de apoio, além dos processos finalísticos, esses focados em assistência e ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde.

Publicado em 18/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Qualidade.