UFPel apresenta 15 projetos de extensão no Seurs 2020

Nem mesmo a pandemia parou a extensão na Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, diversos projetos se encontram ativos no ambiente virtual. Já em meio acadêmico, 15 trabalhos extensionistas e um vídeo no “estande virtual” irão representar a Universidade no 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que ocorre desta terça (17) até a quinta-feira (19).

O tema central do evento este ano é “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”. As atividades serão em formato remoto e terão início às 19h com a abertura oficial e uma apresentação cultural, seguida da conferência “Extensão universitária, caminhos para inovação e desenvolvimento social”, que terá a participação de Juan Manuel Medina, docente da Facultad de Ciencias Agrarias y Facultad de Humanidades y Artes, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

O Seurs foi organizado este ano pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), e tem como objetivo promover, discutir e disseminar a extensão universitária, através do intercâmbio entre instituições públicas de ensino superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além disso, o evento contribui para estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre os extensionistas e a comunidade. De 17 a 19 de novembro, várias atividades serão realizadas, como mesas-redondas, apresentações de trabalhos e a disponibilização de um “estande virtual” para as instituições participantes exibirem suas atividades extensionistas durante o evento.

Veja os trabalhos da UFPel que serão apresentados no evento:

Quarta-feira (18) 10h às 12h: LABORATÓRIO ABERTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS: AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL – Isis Fófano Gama e Andréa Lacerda Bachettini (sala 8) UM MUSEU PARA TODOS: ACESSIBILIDADE PROGRAMÁTICA PARA OS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS – Amanda Correa Botelho e Desirée Nobre Salasar (sala 11) INTERVENÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA: PARA ALÉM DA CONTENÇÃO DO CAOS – Gabriel Benaventana Santos e Diego Eugênio Roquette Godoy Almeida (sala 14) LABORATÓRIO ACADÊMICO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL – LABPVE – Rita Martins Vilela e Josias Pereira da Silva (sala 8) A UTILIZAÇÃO DE MEIOS AUDIOVISUAIS E DIGITAIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA ESCOLA LOUIS BRAILLE: OLHARES DA ÁREA DA EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – Mariah Coelho Coi e Marislei da Silveira Ribeiro (sala 1) A EDUCOMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PODCASTS: PERSPECTIVAS DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA – Maria Rita da Costa Rolim e Michele Negrini (sala 1) 16h às 18h: CONTEXTUALIZAÇÃO ACERCA DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO VIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA – Letícia Leal Moreira e Aline Joana dos Santos (sala 22) MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: UMA POSSIBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA – Desirée Salles da Costa Gonçalves e Regiana Blank Wille (sala 27) PROJETO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: RESULTADOS PARCIAIS – Lucas Schneider Lopes e Rosângela Ferreira Rodrigues (sala 16) .

Quinta-feira (19) 10h às 12h: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: IMPORTÂNCIA DE SUAS AÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS – Milena Quadros Nunes e Michele Mandagará de Oliveira (sala 44) 16h às 18h: UNIVERSIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A SAÚDE NA INFÂNCIA: O EXERCÍCIO DA EXTENSÃO EM UM RECORTE TEMPORAL DE QUATRO ANOS – Greice Reis e Douver Michelon (sala 52) TRAJETÓRIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ENDO Z DA FO-UFPEL – Larissa Moreira Pinto e Ezilmara Leonor Rolim de Souza (sala 52) PROGRAMA DE TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA COMUNIDADE: AÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19 – Maurílio da Luz Rodrigues Fernandes e Norlai Alves Azevedo (sala 48) RELATO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE – Marcela Polino Gomes e Teila Ceolin (sala 51) PROJETO GETEC-SEMENTÁRIO: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM MEIO À PANDEMIA – Sílvia Naiane Jappe e Vera Lúcia Bobrowski (sala 58).

Para conferir a programação completa do evento acesse www.uel.br/proex/seurs/ .

Publicado em 17/11/2020, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Cultura, Docentes, Estudantes, Extensão, PREC, Seurs.