Início do conteúdo

NDH lança o projeto “Histórias pouco contadas: protagonismos negros”

O Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner da UFPel, em uma parceria com o PET Diversidade e Tolerância e o PET Artes, lança um projeto intitulado Histórias pouco contadas: protagonismos negros.

O projeto consiste em evidenciar o protagonismo de mulheres e homens negros, muitas vezes ocultados ou silenciados pela História e, para isso, será feita a elaboração de cards, vídeos e ilustrações, embasados especialmente nos textos produzidos pela professora Beatriz Loner e por alguns de seus parceiros e reunidos no livro disponível on-line “A família Silva Santos e outros escritos”: escravidão e pós-abolição ao sul do Brasil. O livro, bem como outros textos sobre a temática, estão disponíveis na página do NDH:https://wp.ufpel.edu.br/ndh/files/2019/06/familiasilvasantos.pdf

Já foram organizados quatro materiais que serão publicados nas próximas semanas e que acompanham as trajetórias de Rodolpho Xavier, Antônio Baobad, Manoel Silva Santos e Euzébio Coutinho Barcellos. Os próximos conteúdos previstos serão sobre Luciana de Araújo e Maria Helena Vargas.

Atuam no projeto as professoras Lorena Almeida Gill (ICH), Nádia Senna (Centro de Artes), além das alunas Ariane Bueno, Gabrielle Gotuzzo, Caroline Araújo, Laís Cerroni de Morais, Januza Pereira e Gabriela Kalcenikas e do aluno Leonardo Tavares.

Para conhecer o projeto acesse o facebook do NDH: https://www.facebook.com/ndh25 ou o instagram @ndh.ufpel

Publicado em 13/11/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags NDH, PET Artes Visuais, Pet Diversidade e Tolerância, Projeto.