Na terça (17) tem mais uma Leitura Dramática On-Line

O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, realizará na próxima terça-feira, 17, mais uma de suas leituras dramáticas on-line. O texto escolhido é A história dos ursos pandas contada por um saxofonista que tem uma namorada em Frankfurt, de Matéi Visniec. A leitura ocorrerá a partir das 20h e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do projeto (link abaixo).

Visniec é dramaturgo e jornalista, de origem romena, nascido em 1956. Considerado um sucessor do teatro de Ionesco, seu conterrâneo. Desde 1987 vive e trabalha na França, onde é foi refugiado político. Seus textos teatrais foram censurados na Romênia durante o período da ditadura comunista. Entre suas obras destacam-se O último Godot, A história do comunismo contada aos doentes mentais, Por que Hécuba, A mulher como campo de batalha e Um trabalhinho para velhos palhaços. Na trama de A história dos ursos pandas, Ele pede a Ela que lhe conceda nove noites. Um pacto entre eles será firmado e, com isso, um mundo à parte será criado – povoado por uma linguagem metafórica, situações codificadas e um profundo mistério.

A leitura será realizada pela coordenadora do projeto, professora Fernanda Vieira Fernandes, juntamente com os colaboradores João Vitor, Kelvin Machado, Lorena Zanetti, Mario Celso e Milena Vaz. Farão participação especial ainda Brenda Seneme e Gabryel Pyã.

Sobre o projeto

O projeto de pesquisa, existente desde 2015 na UFPel, compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD) do CNPq, é coordenado pela professora Fernanda Vieira Fernandes e tem como colaboradores os discentes Brenda Seneme, Gabryel Pyã, Lorena Zanetti, João Vitor, Milena Vaz e Kelvin Marum Machado, além de um professor de teatro egresso do curso de Teatro da UFPel Mario Celso. Em 2020, por conta da pandemia, estão realizando todas as suas ações de maneira virtual, entre elas leituras dramáticas, entrevistas e oficinas.

Link do canal: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel .

Site do projeto: wp.ufpel.edu.br/leiturasufpel .