Novas ações de capacitação do Projeto Capacita na web

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) está divulgando novos eventos do Projeto Capacita na Web, realizados na Plataforma Webconf da UFPel. Segue a programação das rodas de conversa:

19/11 – 14h30min  (quinta-feira) Roda de conversa: Parceria entre docente e intérprete de Libras: estratégias de trabalho Apontamentos sobre o planejamento e a prática em salas de aula, presenciais e virtuais, em contextos de uso dos serviços de tradução e interpretação de Libras e Português, serão temas abordados nesta ação de capacitação. E ainda, ferramentas de apoio e estratégias de parceria com a Equipe de profissionais da UFPEL. A capacitação terá como facilitadora a Tradutora e intérprete de Libras Joseane Maciel Viana.

20/11 – 10h  (sexta-feira) Dia da Consciência Negra e os impactos das ações afirmativas no dia a dia da Universidade A universidade vem recebendo estudantes de diversas origens. Ao mesmo tempo tem uma estrutura consolidada há anos e as pessoas que compõem o grupo de servidores da Universidade estão precisando se reinventar, se adaptar à novas rotinas. Neste sentido, em alusão ao dia da Consciência Negra, a roda de conversa tem o intuito de trocar ideias de como as ações afirmativas estão modificando os saberes e a forma de interação dentro e fora das Universidades. A ação de desenvolvimento será conduzida pelos professores Eraldo Pinheiro (NUAAD-UFPel), Cassiane de Freitas Paixão (FURG) e Edilson Nabarro (CAF-UFRGS).

25/11- 15h30min  (quarta-feira) Roda de conversa: Recursos Educacionais Abertos (REA) e Direitos Autorias: criar, adaptar, utilizar e compartilhar Neste encontro o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do Câmpus Visconde da Graça do IFSul, pretende abordar os seguintes tópicos: conhecimento livre; direitos autorais; creative commons; recursos educacionais abertos; curadoria; e o PROEDU – Repositório de Recursos Educacionais Abertos para EPT.

26/11 – 14h  (quinta-feira) Roda de conversa: Principais Resíduos gerados na UFPel: Manejo e destinação – com ênfase em Resíduos Perigosos A roda de conversa tem por objetivo abordar a Gestão de Resíduos na UFPel – Manual de Gerenciamento dos Resíduos Perigosos e Cartilha de Manejo Interno de Resíduos Sólidos na UFPel; resíduos sólidos urbanos (orgânicos, rejeitos e recicláveis); resíduos perigosos; re-partilhar (proposta de trocas e doações de insumos de laboratório) e planos de gerenciamento de resíduos – exemplos e formulação.  A ação de capacitação será conduzida pelos servidores Técnico-Administrativos do  Núcleo de Planejamento Ambiental /PROPLAN, Verônica Caldeira Leite Christino, Tatiane Lotufo Leite e Franco Goulart Knuth.

27/11- 14h30min  (sexta-feira) Roda de conversa: Utilização de vídeos no ensino de graduação A ação de capacitação tem por objetivo expor os desafios do professor em tempos de isolamento social: como usar vídeos nas minhas disciplinas?  E como utilizá-los de forma pedagógica? Como eu faço para produzir um vídeo? A roda de conversa será conduzida pea Prof Rozane da Silveira Alves, do IFM e pelo Técnico de Tecnologia da Informação Cauê Duarte, da PROGIC.

Todas as informações sobre as capacitações e o link para inscrição estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/progep/cdp/nucleo-de-capacitacao/acoes-de-capacitacao/ .