IV Seminário Internacional de Ensino da Arte ocorre nesta semana

O IV SIEA – Seminário Internacional de Ensino da Arte ocorre entre os dias 27 e 30 de outubro, de forma totalmente remota em função da pandemia do COVID-19. O Seminário, em sua quarta edição, é sediado pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com outras seis instituições do Brasil e da Colômbia: IF Sudeste MG (Juiz de Fora, Brasil), IF-Sul (Pelotas, Brasil), Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), E.T.E. Profa Sylvia Mello (Pelotas, Brasil), Colegio La Victoria (Bogotá, Colômbia) e Colegio Eucarístico de la Milagrosa (Medellín, Colômbia).

O evento promove a reflexão, o debate e as ações propositivas para a conscientização e envolvimento de professores de arte e demais áreas do conhecimento, pesquisadores e licenciandos, nas questões de preservação do meio ambiente, relações entre arte e natureza, estratégias de ensino e poéticas que reflitam vivências ecológicas e epistemologias latino-americanas.

O objetivo do seminário consiste no debate em torno das questões emergentes da natureza em prol das práticas cotidianas que repensem a vida no planeta e a dignidade das relações humanas. Apostando na capacidade da arte como agente de transformação social e política, o evento pretende compartilhar as experiências por meio de mesas de conversa.

O tema do IV SIEA reflete sobre a compreensão de uma crise ética, social, ambiental – talvez mesmo uma crise de humanidade -, nos dias atuais, que precisa ser analisada no sentido de buscar formas de estar em equilíbrio com o meio e com o outro. A paz, a sintonia social passa pelas relações cotidianas, com a natureza e todos os seres.

A formação em artes prevê um professor atuante e capaz de mediar nos temas que instigam a contemporaneidade, como a relação da arte com o meio ambiente, prevista pelos parâmetros de educação latino-americanos, de um modo geral. A importância do evento se justifica para atender esse quesito, bem como entende-se que é uma oportunidade para promover intercâmbios, nos vermos como uma comunidade latino-americana e para corroborar a valorização da arte/educação como área de conhecimento.

Acesse o site oficial do IV SIEA e faça sua inscrição gratuita.

Confira a programação completa:

27/10/2020
15h – Mesa 1 – Medellín Lugar de Transformación
Glória Inês Alvarez Gallego, Santiago Medina, Marisela Guapacha Romero, Ursula Rosa da Silva, Nádia da Cruz Senna
19h – Mesa 2 – Ensino e Cartografias
Marisela Guapacha Romero, Luz Elena Acevedo Lopera, Marcela Inés Díaz David, Gloria Nancy Henao Vergara, Ronaldo Campello

28/10/2020
15h – Mesa 3 – Interculturalidade e Arte
Juan Cepeda, María Alexandra Ruiz Mosquera
19h – Mesa 4 – Vidas Enraizadas Con La Paz
Norma Ramírez Cárdenas, Carla Liliana Rodriguez Almanza

29/10/2020
15h – Mesa 5 – Experiência de Arte e Educação Ambiental
Paulo Damé, Greici Maia Behling
19h – Mesa 6 – Arte Vida: Itinerários de Arte Indígena nas Cidades Contemporâneas
Ana Elisa de Castro Freitas

30/10/2020
15h – Mesa 7 – Arte, Educação e Decolonialidade
José Luís Miralles, Rosana Machado de Souza
19h – Mesa 8 – Permacultura e Educação Estético-Ambiental
Neimar Marcos da Silva, Luciana Netto Dolci

Mostra Virtual Internacional
A Mostra Virtual Internacional do IV SIEA tem como tema norteador o enunciado: “CARTOGRAFIAS: Olhares distintos acerca de uma cidade singular” e compreende produções nas linguagens de vídeo e fotografia. A mostra ocorre a partir de 27 de outubro na plataforma Instagram, no perfil @ivsieaufpel, e tem curadoria de Daniel Higa, Gabriela Cunha e Karina Nascimento.

Os artistas selecionados são Afrokaliptico, Coletivo Nômade, Gabriela Costa, Humberto O Filho, Jessica Porciuncula, Mariana Medeiros, Niara Mackert, Rogger Bandeira, Steph Lotus.

Publicado em 27/10/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Artes, Centro de Artes, Ensino, seminário.