Guia da Faculdade/Quero Estadão divulga o Resultado da Avaliação 2020 de Cursos de Graduação

Foi publicado hoje, pelo Guia da Faculdade/Quero Estadão, os resultados da avaliação de cursos de graduação de 2020, realizada em parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo.

O Guia da Faculdade utiliza a avaliação por pares para realizar a verificação dos milhares de cursos superiores do país, coletando a opinião de inúmeros docentes atuantes no Ensino Superior. Os avaliadores são docentes da área
de formação do curso avaliado e vinculados a instituições preferencialmente situadas na mesma região do país dos cursos selecionados para avaliação. Esses professores se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Para ser convidada a participar da avaliação do Guia da Faculdade, a Instituição deve estar devidamente cadastrada no Ministério da Educação, e efetuar o preenchimento de suas informações de contato e de seus cursos ofertados.
Com base nesse preenchimento, o Guia da Faculdade vai determinar quais cursos irão participar de sua avaliação anual. Para 2020, os seguintes critérios foram utilizados nessa escolha:
1) Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
2) Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2019);
3) Ter ao menos uma turma em andamento.

A avaliação de 2020 teve início em janeiro deste ano, com o preenchimento pela Universidade dos dados referentes aos seus cursos. Posteriormente, a partir de Abril, os coordenadores dos cursos selecionados para participar da
avaliação efetuaram o preenchimento do formulário com informações mais detalhadas sobre os seus cursos.
Três aspectos são os principais tópicos preenchidos pelos coordenadores dos cursos selecionados e avaliados pelos docentes “pares”: Corpo docente(perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos); Projeto didático pedagógico (características da proposta de ensino do curso); e Infraestrutura(características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Cada um dos cursos escolhidos para participar da avaliação é designado para um grupo de 6 professores para que cada um emita um conceito avaliativo. Com base nas informações prestadas pelos coordenadores de curso, os avaliadores emitem uma nota, que varia de 1 a 5, para cada uma das três grandes áreas citadas acima. Para ter a sua nota divulgada, o curso deve conseguir quatro notas válidas, caso contrário, ele não figura na lista de cursos estrelados.
Para atribuição das “estrelas‟, as notas obtidas pelos cursos são transformadas conforme a tabela abaixo:

Lista de cursos avaliados e seus conceitos

A lista abaixo com os cursos e seus conceitos reúne exclusivamente aqueles que atingiram 3, 4 e 5 estrelas como resultado da pesquisa do Guia da Faculdade em 2020.

Na UFPel, dos 49 cursos avaliados e que atingiram, pelo menos, 4 notas na avaliação por pares, temos 5 cursos com 5 Estrelas; 37 com 4 Estrelas; e 7 com 3 Estrelas.

Todos os demais cursos que não foram avaliados ou que não receberam nota suficiente para atingir a classificação mencionada, podem ser visualizados normalmente nas plataformas da Quero Educação e Estadão.

Mais informações sobre esta e sobre as edições anteriores da avaliação do Guia da Faculdade podem ser obtidas nas plataformas digitais da Quero Educação: querobolsa.com.br/guia-da-faculdade e do Jornal O Estado de S.
Paulo: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade

Publicado em 27/10/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags avaliação, Cursos, Graduação.