Primeiro Bloco do HE é inaugurado

“O primeiro passo está dado. E é com muito orgulho que digo hoje: sejam bem-vindos ao novo Hospital Escola da UFPel”, foram as palavras de abertura da superintendente Samanta Madruga, ao inaugurar na manhã desta segunda-feira (05), o primeiro bloco em sede própria do HE UFPel. Com a presença de apenas cinco autoridades e imprensa, em função da pandemia pelo coronavírus, a solenidade simbólica de desenlace de fita marcou uma nova etapa na história da Instituição.

O complexo está sendo construído desde 2016 e este é o primeiro bloco a ser entregue. As mudanças iniciaram no final de agosto, com a ida do Serviço de Atenção Domiciliar para o local. Alguns setores administrativos também já se mudaram e em breve será a vez da Unidade de Hematologia e Oncologia. Até o final do ano outros setores também se mudam para o novo prédio e concluem com todo planejamento de uso da edificação nova.

Já foram investidos mais de R$ 21,9 milhões desde o início da obra. De 2017 para cá, foram destinados mais de R$ 11,7 milhões para a conclusão do bloco 3, recursos oriundos de repasses do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que é a estatal gestora de 40 hospitais universitários federais. Outras demandas que não estavam previstas no projeto inicial também receberam investimentos de quase R$ 2 milhões nos últimos dois anos através de emendas parlamentares e recursos próprios readequados administrativamente para este fim.

No local também já está funcionando o Centro de Pesquisas Clínicas da Instituição, onde iniciou, também na manhã desta segunda-feira, a primeira etapa de vacinação experimental para Covid-19, em parceria com o Instituto Butantan.

Estavam presentes na ocasião o reitor da UFPel Pedro Curi Hallal, a secretária municipal de saúde Roberta Paganini, o coordenador do Conselho Municipal de Saúde Luiz Guilherme Belletti e o diretor da Faculdade de Medicina Marcelo Capilheira.

O reitor destacou em sua fala que nesta terça-feira (06), às 9h, participará de uma audiência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para pedir apoio aos deputados para a conclusão das obras do complexo. “Precisamos de cerca de R$ 50 milhões para executar a parte principal do novo hospital. Estimamos um prédio com 31 mil m2, com até 230 leitos de internação, com aumento significativo de leitos de UTI e salas cirúrgicas”, detalhou ele. Por essa razão, a gestão decidiu realizar o ato simbólico nesta manhã, para prestar contas desse investimento à população e para mostrar que a luta pela sede própria continua, agora numa segunda etapa, em busca dos recursos para finalizar esta obra tão importante para a formação de profissionais e assistência prestada à população.

Publicado em 06/10/2020, na categoria Manchete.