Pós em Epidemiologia recebe inscrições até esta quarta-feira (7)

image

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGEpi) da Universidade Federal de Pelotas está com inscrições abertas, até o dia 7 de outubro, para candidatos aos cursos de mestrado e doutorado com ingresso em 2021.

São até 17 vagas para o curso de mestrado e 25 para o curso de doutorado. As inscrições são feitas exclusivamente on-line através do envio de documentação descrita nos editais de seleção para o endereço eletrônico secretaria.ppge@gmail.com.

Podem participar candidatos de áreas afins e de diversos campos do conhecimento a partir de avaliação da comissão de seleção.

Para o mestrado, o processo seletivo inclui três fases: 1) prova escrita com supervisão on-line, a ser realizada no dia 4 de dezembro, 2) avaliação de Curriculum vitae, nos dias 8 e 9 de dezembro, e 3) entrevista por videoconferência com os candidatos pré-selecionados na avaliação curricular.

Para o doutorado, a seleção será feita também em três etapas: 1) prova escrita, a ser realizada em 7 de dezembro, 2) avaliação de Curriculum vitae, no dia 8 de dezembro, e 3) defesa do memorial descritivo, presencial ou por videoconferência, com os aprovados nas fases anteriores.

O programa, reconhecido com conceito máximo (7) de padrão de excelência internacional da Capes, está organizado em três áreas de concentração: Epidemiologia do Ciclo Vital, Epidemiologia dos Serviços de Saúde e Determinantes do Processo de Saúde-Doença-Cuidado.

O programa realiza estudos populacionais em sistema de consórcio com as turmas de mestrado, em que os alunos se envolvem diretamente no planejamento e na supervisão de coleta de dados. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver estudos com base nas coortes de nascimentos de Pelotas, que inseriram a epidemiologia brasileira no cenário internacional das pesquisas de ciclo vital. Ainda, é sede de dois centros de estudos epidemiológicos especializados: o Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) e o Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE).

O corpo docente do programa está composto de pesquisadores de referência em sua área de atuação, tendo liderado pesquisas de impacto social em saúde pública que definiram o rumo de políticas adotadas em 140 países e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a instituição está à frente do Estudo de Evolução da Prevalência de Coronavírus no Brasil (Epicovid19-BR), a maior pesquisa populacional sobre a Covid-19 em andamento no mundo.

Para mais informações, os candidatos podem consultar o site do programa ou entrar em contato com a secretaria pelo e-mail secretaria.ppge@gmail.com.