Estudantes da UFPel conquistam quatro prêmios na Mostra Gaúcha de Curtas

Pelo segundo ano consecutivo os estudantes do curso de Cinema da UFPel vencem o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas.  O filme “Construção”, de Leonardo da Rosa, venceu como Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Montagem. Além disso, o filme “Letícia Monte Bonito 04”, de Gabriel Portela, conquistou o prêmio de Melhor Edição de Som.

A noite de premiação do 17º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas foi realizada à distância pela primeira vez, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Festival de Cinema de Gramado direto do Palácio dos Festivais.

Para o diretor do filme Construção, Leonardo da Rosa, foi uma grande surpresa a conquista de tantos prêmios, incluindo o de melhor filme. “Isso só mostra a forma do nosso curso de cinema da UFPel. É o segundo ano seguido que uma produção do curso ganha de melhor filme. É uma forma de reconhecimento não só ao nosso trabalho, mas também a todo corpo docente da universidade pública da nossa cidade que sempre apoia ao máximo os trabalhos dos alunos. Só tenho a agradecer a todas as oportunidades de poder fazer cinema”, diz.

Para o ganhador do prêmio de edição de som pelo filme Letícia Monte Bonito 04, Gabriel Portela, a qualidade do Letícia reflete o processo de caminhada da equipe. “Ganhar o prêmio foi algo completamente inesperado. O trabalho que fiz juntamente com a Julia Regis me dirigindo foi de criar o ambiente sonoro desta letárgica tarde de verão que Letícia e Laís passam juntas. É sempre importantíssimo lembrar o destaque feminino neste filme, onde 95% da equipe é composta de mulheres, tendo somente três homens na equipe, contando comigo. Importante também entender que a minha participação, assim como a do João e do Ariel neste filme, não é de protagonismo”, destaca.

Construção

Sinopse
Após ser despejada de sua casa Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.

Distribuidora: Universidade Federal de Pelotas
Produção Executiva: Laila Oliveira, José Pedro Minho Mello e Leonardo da Rosa
Produção associada: Gabriela Montezi e Arthur Ferraz
Direção: Leonardo da Rosa
Roteirista: Leonardo da Rosa
Elenco: Andréia Gomes, Bruno Gomes, Gustavo Gomes, Augusto Gomes, Marina Cardoso, Vanessa Domingues, Vitor Santos e Milla Silveira
Direção de Fotografia: Gianluca Cozza
Trilha Musical: Otávio Vassão
Trilha Sonora Original: Otávio Vassão
Montagem: André Berzagui e Arthur Amaral
Desenho de Som: Otávio Vassão
Colorização e finalização: Eloisa Soares

Letícia Monte Bonito 04

Sinopse
No interior do Rio Grande do Sul, Laís vai visitar uns amigos dos pais e conhece Letícia, que é uma pessoa totalmente diferente dela e elas passam uma tarde juntas. É um filme sobre algumas das formas chegadas da maturidade e primeiras conexões.

Distribuidora: Universidade Federal de Pelotas
Produção Executiva: Laila Oliveira, João Fernando Chagas
Direção: Julia Regis
Roteirista: Julia Regis
Elenco: Maria Galant, Eduarda Bento
Direção de Fotografia: Julia Leite
Direção de Arte: Marina Becker
Trilha Musical: Musa Híbrida
Montagem: Julia Regis
Desenho de Som: Gabriel Portela

Os dois filmes têm informações no Instagram: @leticiaofilme e @saturnofilmes.

Vencedores do 17º Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

Melhor Filme
Construção, de Leonardo da Rosa

Melhor ator
Mauro Soares, por Deserto Estrangeiro

Melhor Atriz
Isabél Zuaa, por Deserto Estrangeiro

Melhor Direção
Leonardo da Rosa, por Construção

Melhor Roteiro
Richard Tavares, por Desencanto

Melhor Fotografia
Luciana Baseggio, por Deserto Estrangeiro

Melhor Montagem
André Berzagui e Arthur Amaral, por Construção

Melhor Direção de Arte
Alice Sperb e Thiago Dorsch, por Sopa Noir

Melhor Música (Trilha Sonora)
Valmor Pedretti, por Magnética

Melhor Edição de Som (Desenho de Som)
Gabriel Portela, por Letícia Monte Bonito 04

Melhor Produção Executiva
Matheus Heinz, por Lacrimosa

Prêmio da Crítica
Fragmentos ao Vento 1945, de Ulisses Da Motta

Menção Honrosa
Construção, de Leonardo da Rosa

Publicado em 25/09/2020, na categoria Notícias.