Design em Tempos de Pandemia é tema de trabalhos dos cursos de Design Gráfico e Digital

A comunidade acadêmica dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da UFPel realizou um trabalho com os estudantes durante o período de ensino remoto que resultou em artigos realizados para a disciplina Design em Tempos de Pandemia.

A disciplina teve como principal objetivo promover discussões e reflexões sobre o campo do design no contexto de pandemia provocada pela COVID-19, buscando identificar cenários e compreender o papel da atuação dos designers para um mundo (pós)pandemia.

Além das atividades ao longo do semestre alternativo proposto pela universidade, como trabalho final os discentes fizeram ponderações sobre a atuação no cenário atual e escreveram um artigo para plataforma citada. Em vista disso, observa-se que os artigos refletem o pensamento dos alunos de graduação em um momento de pandemia, apresentam o que lhes chama a atenção, seus anseios e os caminhos profissionais que vislumbram em um horizonte de poucas certezas.

Paralelamente, criou-se um perfil no Instagram, Design em tempos de pandemia, com o propósito de instituir outro canal de comunicação com alunos e comunidade interessada, a fim de abordar assuntos relacionados ao campo de modo informal, procurando estender a experiência da disciplina para um ambiente onde os alunos estivessem familiarizados e mais aptos a interagir (@design_ufpel_pandemia).

Ambas ações formalizaram projetos de ensino cadastrados no Cobalto, Design Ufpel na plataforma Medium e Design em Tempos de Pandemia – Compartilhamento de conhecimento via Instagram respectivamente.

A disciplina foi ministrada pelos professores: Andreia Bordini, Chris Ramil, Cilene Cardoso, Lúcia Weymar, Mônica de Faria, Paula Garcia Lima, Roberta Barros, Patricia Damasceno e Tobias Mulling.

Os trabalhos podem ser acessados na página da disciplina na plataforma Medium, sob o link https://medium.com/design-em-tempos-de-pandemia.

Publicado em 22/09/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CEARTE, Centro de Artes, Design Digital, Design Gráfico.