FaE integra pesquisa nacional sobre ensino remoto e a Política Nacional de Alfabetização (PNA) durante a pandemia

Pesquisadores de 29 universidades brasileiras investigam como a nova política de alfabetização do Governo Federal, lançada em 2019, tem chegado aos professores, com o objetivo de compreender quais os principais desafios neste contexto de pandemia e de trabalho remoto. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) integra o grupo.

A pesquisa interinstitucional “Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 e a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” abrange as cinco regiões do país e, nesta primeira fase, convida professores atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a preencher um formulário eletrônico até o dia 15 de setembro.

No Rio Grande do Sul, além da UFPel, participam da pesquisa a UFRGS, a FURG e a UFSM. Na UFPel, a coordenação da pesquisa é desenvolvida pela professora Gilceane Caetano Porto, tendo como coordenadora adjunta a professora Marta Nörnberg, ambas da Faculdade de Educação. A instituição proponente da investigação é a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A relevância do projeto está em analisar os efeitos do ensino remoto e da PNA nas práticas contemporâneas de alfabetização de crianças, por meio da criação de uma base de dados de alcance nacional, promovendo o diálogo e a formação de professores, pesquisadores e estudantes. Até o momento já foram coletadas informações de mais de onze mil professores de todo o Brasil. Para participar, basta acessar o formulário aqui.