Programa de Atividades Artísticas On-line Conexão Arte será lançado nesta quinta (20)

O Programa de Atividades Artísticas On-line Conexão Arte reúne as ações artísticas e acadêmicas do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) especificamente produzidas para acesso por meio remoto. O objetivo do Conexão Arte é disponibilizar, de forma ampla e irrestrita, toda a agenda de atividades on-line, oportunizando formação, intercâmbio, fruição e reflexão para estudantes, profissionais, artistas, professores, pesquisadores e demais interessados em arte e cultura. A Live de lançamento do Conexão Arte será nesta quinta-feira (20), às 19h, pelo canal do programa no YouTube.

O Conexão Arte agrupa os projetos que realizam e compartilham ações on-line: cursos e oficinas oferecidos à distância, webconferências, fóruns, entrevistas, galeria virtual de artes, lives, podcasts, espetáculos de música, teatro e dança, exibição audiovisual e de animação, dentre outras atividades desenvolvidas no âmbito de cada um dos projetos.

O programa de atividades artísticas Conexão Arte amplia a interface de contato do Centro de Artes da UFPel com a comunidade; fomenta a fruição artística, a formação e a qualificação em artes e cultura para o público em geral; promove inserção político-pedagógica através da utilização de recursos tecnológicos e novas estratégias em modos de fruição e acesso ao conhecimento; e expande o acesso ao conhecimento por meio da internet.

O programa se origina da necessidade de organização de uma agenda unificada em torno das ações ligadas aos projetos que ofertam atividades on-line, a partir de uma demanda que se apresentou inadiável a partir de 2020 e que impôs a implementação imediata de novos materiais, técnicas e processos de trabalho para o desenvolvimento de ações poéticas e educativas. O programa integra um conjunto de ações orientadas para a socialização do conhecimento e para o fortalecimento das ações extensionistas planejadas para realização à distância.

Entre as ações em desenvolvimento, destacam-se os projetos 7 artes que curam, que publica a cada semana uma vídeo-palestra com sete obras de arte para enfrentamento coletivo desses tempos de confinamento; Cine UFPel, que exibe sessões on-line de curtas-metragens universitários, com debate, quinzenalmente às quintas-feiras; e o Photographein Podcast (estreia em 31/08), que em sua primeira temporada realiza análises de obras cinematográficas a partir das inspirações artísticas dos diretores e das relações entre a arte e a estética fotográfica. Além desses, também o Polo UFPel do projeto Arte na Escola, que mantém um acervo de cerca de 300 DVDs sobre arte e atua no apoio à comunidade acadêmica e aos professores da rede de ensino básico de Pelotas e região Sul do Estado, por meio de ações de formação continuada orientadas à reflexão sobre novas práticas metodológicas de ensino da arte na escola. Destacam-se ainda o Atelier de Figurinos, que desenvolve e apoia a produção de figurinos para as montagens acadêmicas em artes cênicas, cinema e audiovisual, e atualmente oferta o Curso On-line de Figurino; o Teatro do Oprimido na comunidade, que adapta suas ações no distanciamento social através do debate de temáticas sobre o combate às opressões e a atualidade de atividades com a metodologia do Teatro do Oprimido; e o Vivências teatrais nas escolas, que realiza registros audiovisuais de memórias e aprendizagens construídas com o projeto, divulga princípios teóricos-metodológicos do trabalho das oficinas e o compartilhamento de atividades artísticas, especialmente o teatro.

Acompanhe
Para saber mais, acompanhe o Conexão Arte nos seguintes espaços virtuais:
Canal no YouTube
Perfil no Instagram
Perfil no Twitter

Live de Lançamento
Com o tema “O Ensino de Arte nos Sertões do Seridó: a construção de saberes em tempos de pandemia”, o professor Valentim Santos, egresso da UFPel, apresenta aspectos de sua atividade profissional como arte-educador no nordeste brasileiro. As professoras Nádia da Cruz Senna e Ursula Rosa da Silva mediam o encontro.

Sobre o artista
Jailson Valentim dos Santos possui graduação em Artes Visuais – Modalidade Licenciatura pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2009-2013), especialização em Ensino de Artes, pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2018) e mestrado em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba em associação com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPB/UFPE (2014- 2016). Vendedor do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã, na Modalidade EJA. Atualmente é professor de arte vinculado a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN. Tem interesse por temas relacionados à formação de professor e a Arte/Educação baseada na comunidade, com ênfase nas práticas de ensino de arte nos sertões do Seridó-RN.

Serviço:
Live de lançamento do Programa Conexão Arte – CA/UFPel