UFPel Talks apresenta experiências da internacionalização da UFPel

O projeto de lives UFPel Talks da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em conjunto com a Coordenação de Comunicação Social traz para discussão, nesta quinta-feira (20), o impacto que o estágio no exterior tem na carreira acadêmica através de experiências de professores e estudantes que estão participando do Projeto Institucional de Internacionalização (PrInt). O UFPel Talks é transmitido pela página oficial da UFPel no Facebook nas quintas-feiras, às 18h.

O PrInt é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa ampliar a inserção da pós-graduação no cenário internacional para qualificação e ampliação da visibilidade da pesquisa científica realizada nos cursos de pós-graduação do Brasil através de investimentos em um período de quatro anos.

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais, Maximiliano Cenci, a internacionalização do ensino superior é um processo de integração de uma dimensão internacional e intercultural às funções da universidade e o PrInt colabora com essa internacionalização. “Essas ações são importantes para que possamos qualificar nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, e encontrar solução para nossos problemas locais aproveitando experiências de outros países”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, a proposta da Universidade para o edital PrInt foi construída a partir de reuniões com os coordenadores dos programas de pós-graduação e com a Coordenação de Relações Internacionais com base em um diagnóstico institucional realizado ainda em 2017. Ao todo, 13 programas aceitaram participar do edital e foram criadas duas linhas temáticas com dez subprojetos.

A UFPel está entre as 25 primeiras instituições que foram contempladas com recursos deste edital, foram mais de R$ 16 milhões para serem investidos em ações estruturantes visando a internacionalização da Universidade em um período de quatro anos. Os recursos possibilitam a realização de estágios de professores visitantes da UFPel no exterior e de doutorado sanduíche para os estudantes, além de visitas de pesquisadores estrangeiros, capacitação de servidores e ainda realização de missões de trabalho em países parceiros. “Foi o maior aporte de recursos em um projeto individual institucional para a UFPel e é a maior possibilidade que temos de aumentar a nossa visibilidade internacional. Já conseguimos visualizar um impacto significativo no incremento das atividades de internacionalização da Universidade”, destaca Flávio Demarco.

As atividades do projeto que demandam mobilidade estão suspensas em razão da pandemia da Covid-19. Ao todo, 12 docentes estão ou já retornaram do exterior e cinco foram selecionados, mas aguardam a suspensão em virtude da pandemia. Além disso, 13 discentes estão ou já retornaram do exterior, outros oito selecionados aguardam a suspensão para realizar o período sanduíche no exterior e sete servidores realizaram missões de trabalho.

Convidados

Para o debate desta quinta-feira (20), o UFPel Talks recebe membros da comunidade acadêmica da UFPel que estiveram ou estão no exterior em período sanduíche ou como professor visitante: o professor do PPG em Educação Física, Marcelo Cozzensa da Silva, que esteve em 2019 realizando estágio na University of California San Diego, nos Estados Unidos; o professor do PPG em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural, Flávio Sacco dos Anjos, que esteve em Córdoba, Espanha, atuando como professor visitante no Instituto de Estudios Sociales Avanzados; a doutoranda do PPG em Odontologia, Verônica Pereira de Lima, com período sanduíche na Radboud University Nijmegen – Holanda; e o doutorando no PPG em Biotecnologia, Éverton Burlamarque Bettin, com período sanduíche na University of Connecticut. A mediação é do professor do PPG em Agronomia e do PPG em Biotecnologia, Antonio Oliveira, membro do Comitê Gestor Capes-PrInt.

UFPel PrInt – Linhas temáticas e subprojetos:

Alimentos Saudáveis em Territórios Sustentáveis

• Alimentação, cultura e sociedade (Coordenado pela Profa. Juliane Serres – PPG Memória e Patrimônio)
  • Comida, ética e reciprocidade (Coordenado pelo Prof. Roberto Trentin – PPG Sistemas de Produção Agrícola Familiar)
  • Cultivo de Alimentos em substratos edificados (Coordenado pelo Prof. Eduardo Grala – PPG Arquitetura)
  • Utilização de coprodutos da agropecuária na alimentação de ruminantes (Coordenado pelo Prof. Cassio Brauner – PPG Zootecnia

Saúde Sociedade: um olhar sobre a equidade ao longo do ciclo vital

• Criação do Núcleo de Inovação em Ciência e tecnologia aplicadas à produção de imunobiológicos (Coordenado pelo Prof. Vinicius Campos – PPG Biotecnologia)
  • Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina – Nanomed (Coordenado pelo Prof. Neftali Carreno – PPG Ciência e Tecnologia de Materiais)
  • Moléculas bioativas contendo selênio – síntese, caracterização e aplicações (Coordenado pelo Prof. Eder Lenardao – PPG Química)
  • Núcleo de Estudos sobre cidades saudáveis, envelhecimento e cidadania (Coordenado pela Profa. Adriana Portella – PPG Arquitetura)
  • Observatório Global de Atividades Físicas (Coordenado pelo Prof. Marlos Domingues – PPG Educação Física)