Eleições para Consun: junta eleitoral pronuncia-se sobre voto físico

A Junta Eleitoral do processo eleitoral para escolha de servidores e servidoras técnico-administrativos para comporem o Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem a público se manifestar nos seguintes termos:
1. O processo eleitoral em questão trata-se de eleição por meio de votação eletrônica. No contexto atual da pandemia de Covid-19 em nosso município seria uma irresponsabilidade que, justamente a UFPel, grande protagonista no enfrentamento da pandemia, promovesse aglomerações desnecessárias.
2. Desta forma, somente serão aceitos votos em urna física em situações de excepcionalidade, aprovadas por metade + 1 dos membros da Junta Eleitoral. Ressalte-se que a excepcionalidade somente será aceita por motivos técnicos no momento do voto eletrônico e caso os problemas não sejam resolvidos pela equipe de apoio técnico operacional. A prioridade será sempre resolver eventuais problemas técnicos para garantir a votação eletrônica.
3. Em consequência dessas deliberações, desaconselhamos a divulgação em material de campanha de que o voto pode ser feito tanto por meio eletrônico quanto físico, pois essa comunicação equivocada pode confundir os eleitores e eleitoras. Ressaltamos aqui que não há qualquer garantia de aprovação das solicitações de voto em urna física e que a Junta Eleitoral trabalhará para garantir que todos os interessados em votar o façam por meio eletrônico.
Desejamos um ótimo processo eleitoral a todas as chapas e que, como sempre, vença a democracia.
Publicado em 17/08/2020, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.