Abertas inscrições para Semana do Folclore

Inicia nesta segunda-feira (17) mais uma edição da Semana do Folclore, promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizado desde 2012, desta vez o evento terá edição on-line. As inscrições estão abertas.

Com a promoção e realização do Núcleo de Folclore da UFPel (NUFOLK) e do Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas (LADAIA), o encontro deste ano traz como tema-gerador “Culturas Negras e Pensamento Decolonial”.

Devido à pandemia do COVID-19, o evento será totalmente em formato virtual e ocorrerá de 17 a 22 de agosto. A plataforma utilizada será o TeamLink, com acesso gratuito e possibilidade de uso tanto no desktop e notebook quanto em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Para instalá-lo gratuitamente, faça o download aqui para celular (Android) ou para computador. O link para a sala de acesso à Semana do Folclore 2020 é único para todas as atividades do evento, neste endereço virtual.

QR Code para inscrição

As inscrições para a Semana do Folclore são gratuitas e podem ser realizadas a partir do preenchimento do formulário. Através do preenchimento e envio deste formulário, o participante está solicitando a inscrição para participação em todas as atividades do evento e, com a frequência mínima comprovada de 75% das atividades virtuais, receberá seu atestado por e-mail. Todavia, a participação em atividades isoladas também será possível, mas não oferecerá esta comprovação.

Todas as atividades serão gravadas e, após o término, estarão disponíveis no canal do NUFOLK no YouTube. Assim, ao frequentarem a programação on-line, os participantes deverão autorizar o uso de imagem e voz, assim como dos depoimentos, para fins de divulgação e publicidade da Semana do Folclore 2020 nas diferentes redes sociais e espaços de divulgação relacionados ao evento, sem recebimento de nenhum benefício ou remuneração.

Acompanhe
Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails nufolk@ufpel.edu.br ou ladaia.ufpel@ufpel.edu.br. As atividades da Semana do Folclore 2020 podem ser acompanhadas também nas redes sociais: Página do Facebook Semana do Folclore, Perfil do NUFOLK no Facebook, Perfil do NUFOLK no Instagram, página do LADAIA no Facebook e perfil do LADAIA no Instagram.

Parceiros e organizadores
São parceiros desta edição do evento: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq), Curso de Dança – Licenciatura, Projeto de Extensão Folclore e Educação, Projeto de Pesquisa Aspectos Históricos da Dança no RS, Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade, Curso de Dança da UCS, Abrasoffa – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, Grupo Afro-Sul de Música e Dança e Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

Integram a Comissão Organizadora do evento os professores Thiago Amorim (Curso de Dança), Manoel Gildo (Curso de Dança), Carmen Hoffmann (Curso de Dança) e Rose Miranda (Faculdade de Educação) e os alunos Ederson Vergara, Felipi Corrêa, Natiele Meirelles (Curso de Dança) e Beliza Gonzales (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais).

Dia 17/08/20 (segunda-feira) – 17h
Abertura do Evento Semana do Folclore 2020 “Culturas Negras e Pensamento Decolonial”: Profa. Dra. Carmen Hoffmann (NUFOLK-UFPel) e Prof. Me. Manoel Gildo (LADAIA-UFPel)
ÌPÀDÉ Decolonial: Prof. Me. Manoel Gildo (LADAIA-UFPel) e Mestra Iara Deodoro (Grupo Afro-Sul de Música e Dança)

Dia 18/08/20 (terça-feira) – 20h
Conversa “Samba de Roda como Dança de Resistência: experiências com a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras”
Debatedoras: Profa. Ma. Sabrina Manzke (UCS) e Profa. Mda. Naiane Ribeiro (UFPel/Abambaé)
Mediação: Profa. Mda. Beliza Gonzales (UFPel/Abambaé)

Dia 19/08/20 (quarta-feira) – 17h
2º Ciclo Cine-Dança: Debate sobre o filme “Mulheres de Axé – vozes contra a intolerância”
Debatedor: Prof. André da Rosa (UEM)
Moderação: Prof. Me. Manoel Gildo (LADAIA-UFPel)
Link para acesso gratuito ao filme aqui (o encontro é para debate sobre o filme, portanto, sugere-se que o vídeo seja assistido previamente)

Dia 20/08/20 (quinta-feira) – 20h
Conversa “Experiências Artístico-Pedagógicas Enegrecidas: da Escola à Universidade”
Debatedoras: Profa. Dra. Amélia Conrado (UFBA) e Profa. Ma. Juliana Coelho (Escola Carlos André Laquintinie/ Colégio LaSalle)
Mediação: Profa. Ma. Rose Miranda (NUFOLK-UFPel)

Dia 21/08/20 (sexta-feira) – 18h
Conversa “Arte, política e negritude: processos de criação em dança e culturas afrodiaspóricas no ambiente acadêmico”
Debatedoras: Profa. Mda. Cleyce Colins (UFRGS) e Profa. Dda. Karen Tolentino (UFSM)
Mediação: Prof. Dr. Thiago Amorim (NUFOLK-UFPel/Abambaé)

Dia 22/08/20 (sábado)
Celebração do Dia Mundial do Folclore
Abertura do 1° Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual “O folclore nos une e a terra toca e dança pela paz”
Coordenação: Profa. Me. Helena Lourenço (UNIP – ABRASOFFA / Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares)
Exibição no YouTube às 17h.
Reapresentação às 19h no Instagram.
Reapresentação às 22h no Facebook.