Votação eletrônica para Conselho Superior é realizada com sucesso

A UFPel está considerando como feita com sucesso a eleição eletrônica realizada recentemente para conselhos superiores da Universidade. Por convocação do vice-reitor, Luís Amaral, e de acordo com o regimento, a Secretaria dos Conselhos Superiores realizou, pela primeira vez, no fim de julho, eleições de forma eletrônica, através do Sistema Votação on-line Helios utilizando o e-mail institucional (@ufpel.edu.br), para representação das áreas de Ciências Agrárias, de Ciências Exatas e Tecnologia e de Letras e Artes, ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe).

Ainda que assegurada a possibilidade de votação em urna física a quem estivesse justificadamente incapacitado de votar por meio do sistema eletrônico, não houve nenhum pedido nesse sentido, o que denota o êxito e a aprovação massiva do uso do sistema de eleições eletrônicas, analisam os organizadores do pleito.

“Outro ponto a ressaltar é o número de votantes em comparação com a última eleição presencial para as mesmas áreas.  Na área de Letras e Artes tivemos 64% de participação contra 12% das últimas eleições presenciais. Na área de Ciências Agrárias, 59% contra 6%, e por fim, na área com concorrência, mais de uma chapa inscrita, Exatas e Tecnologias, 63% contra 60%.  Em geral, tivemos um acréscimo de 47% de votantes  com o uso do sistema de votação online em relação às últimas eleições presenciais nas mesmas áreas”, registram.

A Universidade constata, assim, que o processo democrático é favorecido por meio do sistema eletrônico, o que impulsiona maior participação da comunidade, com um número expressivo de votantes, já que mais de 50% dos habilitados para cada categoria participaram do processo de definição de representação da sua área, no Conselho.