Museu “Diários do Isolamento” reúne memórias do “novo normal”

O Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criou o Museu “Diários do Isolamento” (MuDI). Trata-se de um museu de virtuais conexões, localizado no território digital da internet, objetivando estabelecer um debate amplo e democrático sobre o cenário geral da pandemia, além de conscientizar criticamente acerca da importância da ciência e do conhecimento.

“A pandemia de Covid-19 nos impõe repensar, como sociedade, nosso próprio modo de vida. Contudo, o negacionismo, o obscurantismo e a desinformação confundem, alienam e fragilizam nosso discernimento e capacidade de superar os desafios atuais”, explicam os organizadores da proposta. Assim, o espaço virtual caracteriza-se como um movimento de memória do “novo normal”.

Integram a equipe professores e estudantes do curso de Museologia da UFPel, além de museólogos – da Universidade e outros organismos. O MuDI conta ainda com uma rede de parceria, composta por instituições, profissionais e estudantes de diversas áreas.

O site do MuDI estará no ar a partir do dia 10 de agosto, no seguinte endereço eletrônico: www.mudiufpel.com.

Publicado em 07/08/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Covid-19, Memória, Museologia, Museus, NEMuCS, pandemia.