PIBID lança editais para estudantes e professores-supervisores

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) abriu dois novos editais, voltados para seleção de bolsistas: um deles é voltado para estudantes de cursos de licenciatura, o outro, para professores-supervisores. A atuação dos bolsistas se dará em escolas de ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino.

Bolsistas de iniciação à docência

Os estudantes interessados têm até o dia 10 de agosto para realizar a sua inscrição, conforme orientado em edital. Fazem parte da seleção entrevista e análises de carta de motivação, da situação socioeconômica, de histórico escolar e de atividades extracurriculares.

Os candidatos devem estar cursando a primeira metade dos seguintes cursos: Artes Visuais, Dança/Teatro, Educação Física, Filosofia/Sociologia, Física/Química, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática (Diurno e Noturno), Música ou Pedagogia.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

Professores-supervisores

Este edital de seleção é voltado para professores da rede básica de ensinos fundamental e médio, que farão a supervisão dos estudantes bolsistas em suas atividades. As inscrições para esta modalidade ficam abertas até dia 13 de agosto. A seleção se dará por entrevista e análises da carta de motivação e de currículo.

Há vagas para as seguintes áreas: Arte – Artes Visuais, Arte – Dança/Teatro, Arte – Música, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia – Alfabetização em ensino de ciências e matemática, Pedagogia – Alfabetização em educação infantil, Química e Sociologia. As escolas que receberão os bolsistas em cada área estão descritas no edital.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência concede bolsas para alunos de licenciaturas, e seus respectivos supervisores, para realizar a sua inserção na rede pública de educação básica. A ideia é promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

A partir dessa inserção, os estudantes entram em contato com o cotidiano das escolas, participando desde a sua graduação de experiências docentes, articulando, assim, a teoria aprendida em sala de aula com a prática do ensino. Além disso, coloca os professores da rede básica como “coformadores” dos futuros docentes.