Início do conteúdo

UFPel amplia em 62% o número de bolsas Pibiti do CNPq

A UFPel conquistou um aumento no número de bolsas de Iniciação Tecnológica do CNPq através da Chamada 08/2020-PIBITI. Até este ano, a UFPel possuía 24 cotas de bolsas do Programa PIBITI. Neste último edital de 2020, a instituição conquistou 39 cotas de bolsas, um aumento de 62,5%. O resultado é de extrema importância para a Instituição, considerando o cenário de extrema dificuldade de captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

De acordo com o CNPq, este aumento foi devido a uma série de critérios que a UFPel passou a atender nos últimos anos, especialmente a criação de um programa próprio de iniciação tecnológica, o PBIP-IT, criado em 2017 (https://bit.ly/2nMrLBy). Ainda, a instituição assimilou os conceitos e procedimentos do PIBITI, diferenciando-o claramente do Programa PIBIC.

Outros pontos importantes que foram destacados foi o aumento das interações com setores empresariais, existência de NIT consolidado, acesso a incubadora/parque tecnológico e participação em redes de inovação e propriedade industrial e uma Política Institucional de Inovação vigente. A instituição teve excelentes notas em todos os quesitos.   Para o coordenador de Inovação Tecnológica/PRPPGI, Vinícius Campos, o significativo incremento conquistado de bolsas PIBITI do CNPq demonstra que a UFPel está no caminho certo em relação as suas políticas de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

Já para o coordenador de Pesquisa/PRPPGI, Marcos Correa, a adoção de critérios diferenciados na seleção dos docentes contemplados, voltados em 90% para a produção tecnológica, foi sem dúvida um diferencial na valorização do programa na UFPel.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, observa que o crescimento do número de bolsas PIBITI é um reconhecimento por parte do CNPq e coroa um trabalho consistente voltado às iniciativas na área de inovação ao longo da gestão.

Uma série de ações buscando subir a universidade de patamar em relação à inovação vem sendo realizadas desde 2017, como a criação do Congresso de Inovação Tecnológica da UFPel, a criação do programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (https://bit.ly/2nMrLBy) e o Programa de Bolsas de Empreendedorismo Inovador da UFPel (https://bit.ly/2nMtlDu).

A incubadora Conectar da UFPel foi a primeira a transferir sua sede para o Pelotas Parque Tecnológico (https://bit.ly/2mdDA3C). Ainda está sendo buscado o aprimoramento das atividades da incubadora através da certificação CERNE (https://bit.ly/2mp8PZq). Em 2019 as empresas incubadas da UFPel geraram 49 empregos diretos e 920 indiretos.

Foi implementado um sistema eletrônico para tramitação de patentes facilitando a aumentando a rapidez do registro das tecnologias da UFPel (https://bit.ly/2oqlM5Z). O primeiro contrato de licenciamento e fornecimento de tecnologia da história da instituição foi assinado em 2018 (https://bit.ly/2mT1KAE) e foi lançado o portal de tecnologias (https://bit.ly/2m2EWhw).

Foi, ainda, publicado um extrato de oferta de patentes (https://bit.ly/2olOBjP), levando ao incremento no número de acordos assinados com o setor produtivo (https://bit.ly/2mJM1nq) inclusive – pela primeira vez na instituição – com uma empresa estrangeira (https://bit.ly/2mJO6jr).

Além disso, a UFPel iniciou em 2019 o Programa de Doutorado Acadêmico para a Inovação (DAI) na UFPel com financiamento do CNPq e de empresas parceiras (https://bit.ly/2nCVFIr). Em 2019, ano do seu cinquentenário, a UFPel institui sua Política Institucional de Inovação (https://bit.ly/2zWZVcD).

Buscando ampliar as modalidades de projetos desenvolvidos na instituição para além dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, foram criados os Programas e Projetos de Inovação com o objetivo de estimular e promover a geração e a introdução de inovações no ambiente produtivo e social (https://bit.ly/3hCKSVt).