Início do conteúdo

Comitê emite Nota de Apoio às medidas de distanciamento social em Pelotas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

COMITÊ INTERNO PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

Nota técnica de apoio às medidas de distanciamento social em Pelotas em resposta ao avanço da COVID-19 e aumento expressivo da demanda hospitalar

Pelotas, 9 de julho de 2020

Ao observar o avanço da COVID19 em nosso município, por meio do crescente número de casos confirmados e do aumento expressivo da demanda hospitalar da população pelotense e, também, das demais cidades da região, o Comitê UFPEL Covid-19 se manifesta de forma veemente em favor das medidas de distanciamento social adotadas no decreto 6.288 da Prefeitura Municipal de Pelotas, a partir da deflagração da bandeira vermelha de acordo com os critérios do Governo do Estado.

Com base nos dados do próprio município e a partir da dinâmica da epidemia em locais que foram em algum momento o epicentro da COVID-19, seriam necessários, para o atendimento de usuários de Pelotas acometidos por COVID-19, no pico da pandemia, 211 leitos de enfermaria e 88 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) – considerando o fim de parte das medidas de distanciamento físico em 23 de abril e a manutenção do cenário observado sem a implementação das medidas referentes à bandeira vermelha.

Destaca-se ainda que Pelotas tem recebido a demanda de hospitalização de municípios vizinhos, tanto de sua macrorregião quanto de outras macrorregiões de saúde. No Boletim Informativo da Prefeitura Municipal do dia 07 de julho, 50% dos pacientes em UTI já eram de outras localidades.

Frente ao cenário observado e prospectado, torna-se necessário o apoio às medidas de distanciamento social previstas pelo decreto acima mencionado, bem como o endosso à sua manutenção em caso de permanência de progressão da pandemia em Pelotas e região. Por último e sem minimizar as consequências socioeconômicas de um novo período de restrições de abertura de setores de serviços não essenciais no município, o Comitê UFPel Covid-19 ressalta a necessidade de aplicação de políticas públicas que possam mitigar os problemas econômicos e sociais oriundos dessa crise.

COMITÊ INTERNO DA UFPEL PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

Publicado em 09/07/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comitê Interno da Covid-19, coronavirus, Covid-19.