UFPel é contemplada com 576 bolsas do Pibid e Residência Pedagógica aos cursos de Licenciatura

No fim do mês de maio saiu o resultado final das instituições contempladas com bolsas dos programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.

A UFPel foi contemplada com 576 bolsas distribuídas entre os diferentes cursos de Licenciatura: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro.

Serão 288 bolsas vinculadas ao Programa do Pibid (https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u2246) e 288 bolsas no Programa de Residência Pedagógica (https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u2247). A previsão é de que as bolsas tenham duração de 18 meses, sendo o valor de R$ 400 para estudantes dos cursos de licenciatura e de R$ 765 para o professor da educação básica que acompanha os projetos nas escolas. Os próximos passos para prosseguimento dos Projetos envolvem o cadastramento de escolas parceiras, seleção de professores supervisores e de estudantes dos cursos de licenciatura, cientes de que isso demanda o retorno das atividades da UFPel e das escolas públicas.

O Pibid tem como objetivo melhorar e valorizar a formação de professores para a educação básica a partir da integração de estudantes dos cursos de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, envolvendo licenciandos da primeira metade do curso. A Residência Pedagógica, por sua vez, tem como objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo também a imersão do futuro profissional no sistema público de ensino, envolvendo estudantes da segunda metade do Curso.

Publicado em 05/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Bolsas, Pibid, residência pedagógica.