Programa de Residência Pedagógica seleciona bolsista

Seleção de um Bolsista para o Projeto de Ensino “Programa de Residência Pedagógica da UFPel” (https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u2247), sob coordenação do Professor Fábio André Sangiogo. A bolsa tem duração de 15 de junho a 31 de dezembro de 2020.

Requisitos para a inscrição: Estar matriculado em um curso de Licenciatura da UFPel, a partir do 4º semestre; e Estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social, OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência; possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades remotas ligadas à bolsa, com disponibilidade de acesso à internet e computador; não estar vinculado/a outro tipo de bolsa concedida pela UFPEL ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); Ter algum conhecimento na na elaboração de sites, blogs ou páginas na internet; e ter conta corrente em seu nome.

Interessados, até dia 01/06, enviar email para fabiosangiogo@gmail.com: I) currículo lattes; e II) histórico escolar (do cobalto). A entrevista será agendada em videoconferência com interessados dia 02/06/2020.

O Bolsista atuará nas seguintes atividades: 1) Estudo, categorização e sistematização de referencial teórico de trabalhos acadêmicos sobre o Programa Residência Pedagógica dos Cursos de Licenciatura;  2) Acompanhamento de reuniões em videoconferência (ou presencial) com coordenador do Projeto e com integrantes da equipe, com escrita de atas;   3) Organização e realização de atividades que envolvem ações da coordenação institucional no Programa de Residência Pedagógica, em especial, ações de divulgação de atividades, eventos e atividades relacionadas ao Programa;  4) Criação e atualização de Site e grupo de Facebook do Residência pedagógica da UFPel, vinculando Cursos, atividades e textos produzidos pelas diferentes áreas;  5) Avaliação de atividades do Residência Pedagógica e autoavaliação, com escrita crítica e reflexiva na elaboração de relatório das atividades, a escrita e apresentação de trabalho no Congresso de Ensino de Graduação da UFPel.

A bolsa está vinculada ao EDITAL Nº. 06/2020 – BOLSAS DE INICIAÇÃO AO ENSINO – DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS INSTITUCIONAIS COM ÊNFASE EM ENSINO – NA MODALIDADE: AÇÕES AFIRMATIVAS. Resultado final: 03 de junho de 2020 (por e-mail).