Pibid seleciona bolsista de ações afirmativas

PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – BOLSAS DE INICIAÇÃO AO ENSINO

PROCESSO SIMPLIFICADO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS DE  ENSINO (2020) PARA O PROJETO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/UFPel

CONSIDERANDO a suspensão das atividades presenciais em decorrência da Pandemia de Coronavírus, O PIBID-UFPel torna público o processo simplificado de implementação de 1 (uma) bolsa de ensino (projetos estratégicos – Ações Afirmativas).

Período da bolsa: 15/06/2020 a 31/12/2020

Valor da Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais)

Número de vagas e vinculação da mesma: 1 vaga (Ações Afirmativas)

Período das inscrições:  de 28 de maio a 1º de junho de 2020.

Como realizar a inscrição: Enviar e-mail para: pibid.gestao.ufpel@gmail.com contendo: * Cópia escaneada do RG e do CPF; * Histórico escolar atualizado (fornecido no cobalto); * Carta de motivação para atuar como bolsista no PIBID; * Comprovante de ser bolsista PRAE ou ingresso por Cotas.

Requisitos para a inscrição: I) Estar matriculado em um curso de Licenciatura da UFPel (na área de Letras ou Artes), a partir do 3º semestre; II) Estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência; III) possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para se dedicar às atividades remotas ligadas à bolsa, com acesso à internet e computador; IV) não estar vinculado/a outro tipo de bolsa concedida pela UFPel ou por qualquer entidade de fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão, excetuados os auxílios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);  V) Ter algum conhecimento na elaboração de sites, blogs ou páginas na internet; VI) Ter conta corrente em seu nome, em qualquer banco.

O Bolsista atuará nas seguintes atividades: 1) Acompanhamento de reuniões em videoconferência (e presencial quando possível) com coordenador do Projeto e com integrantes da equipe, com escrita de atas; 2) Trabalhar junto ao coordenador institucional nas demandas de divulgação do PIBID, na elaboração de materiais informativos e pedagógicos, na confecção de folders, cartazes, banners, documentos e vídeos de divulgação do programa;  4) Atualizar o Site do Pibid-UFPel e vincular os blogs/páginas dos grupos do Pibid-áreas-licenciaturas;  5) Participar com apresentação de trabalho no Congresso de Ensino de Graduação da UFPel.

Critérios de seleção:       * Histórico escolar: 2,5 pontos     * Carta de motivação para atuar como bolsista: 2,5 pontos     * Entrevista (virtual): 5,0 pontos

Data e horário da Entrevista: As entrevistas acontecerão virtualmente. O dia e horário de cada entrevista será agendado por e-mail diretamente com o candidato e ocorrerá entre os dias 02 e 04 de junho.

Resultado: 05 de junho de 2020 (por e-mail e página da UFPel).