Projeto da UFPel leva literatura para crianças e adultos em quarentena

Sabendo da importância da Literatura na vida das pessoas e sabendo que exercitar a leitura, em suas diversas formas, é essencial para usufruir com dignidade da exclusiva condição sócio histórica do ser humano o PET Educação da UFPel criou os projetos Minutos Literários e Primeiras Páginas, que objetivam levar literatura para crianças e adultos que estão isolados em casa, devido à pandemia.

Nesse contexto em que as crianças não estão podendo frequentar as escolas e os variados espaços de aprendizagem coletiva disponíveis na sociedade, é preciso buscar alternativas para prover o acesso delas ao máximo de conteúdos e atividades que for possível. É necessário ir além e, constantemente ampliar o nosso horizonte de “o que é possível” e romper as fronteiras do que está posto e criar o novo.

Os programas – no ar desde o início de abril – são constituídos por leituras literárias de textos de diferentes gêneros, gravadas em áudio pelos acadêmicos que integram o projeto e, posteriormente, produzidas e mixadas com trilhas sonoras. Ao serem publicadas em uma plataforma on-line gratuita, ampliam a capacidade de mais e mais pessoas ouvirem.

Para os estudantes envolvidos no projeto, é necessário construir junto com os futuros aprendizes, mais do que o simples hábito da leitura, mas também desenvolver os seus “gostos” pela literatura. Para isso é preciso tornar evidente os benefícios de ler, escrever, ouvir, contar histórias e interpretá-las, pois são diversas e variadas as possibilidades de se interagir com a cultura literária.

Periodicidade

As publicações de novos áudios ocorrem semanalmente: O Minutos Literários é direcionado a crianças e tem suas publicações realizadas todas as sextas-feiras. A partir da sexta, podem ser conferidas um ou mais áudios e, clicando, reenviar a amigos e conhecidos. Já o Primeiras Páginas, direcionado a adultos, tem suas publicações às terças-feiras e, diferentemente do outro programa, aqui os textos lidos não são integrais e, sim, primeiras páginas de textos interessantes que podem ser lidos pelos adultos em suas casas.

Publicações, reproduções e compartilhamento.

Até o presente momento, o programa Minutos Literários conta com 39 faixas de áudio publicadas, com textos literários de gêneros variados como contos, crônicas, cartas e poesias, todos dedicados à infância. Dele já ocorreram 1.267 reproduções realizadas, 720 delas na cidade de Pelotas. Como a plataforma permite saber, descobrimos que 953 reproduções foram feitas a partir de Smartphones e 314 através de computadores.

Já o Primeiras Páginas – inteiramente dedicado a adultos leitores – conta com 29 faixas de áudio publicadas e 322 reproduções realizadas até o momento, 260 feitas a partir de Smartphones e 62, através de computadores. Delas, 179 aqui em Pelotas.

Onde encontrar

Os programas podem ser encontrados em: https://soundcloud.com/primeiraspaginas e https://soundcloud.com/minutosliterarios

Minutos Literários e o Primeiras Páginas são públicos e gratuitos!

Publicado em 19/05/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Literatura, Literatura Infantil, PET Educação.