Pesquisa da Andifes evidencia papel das universidades federais no enfrentamento à Covid-19

São mais de 820 pesquisas sobre o vírus, mais de 2,7 mil leitos hospitalares e mais de 55 mil testes já realizados. E muitas outras ações fundamentais para o combate à Covid-19 envolvendo produção de conhecimento, ciência e assistência à comunidade. O protagonismo das universidades federais frente à pandemia da Covid-19 foi apresentado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta segunda-feira (11). A entidade coletou dados junto a 46 instituições federais de ensino superior, incluindo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O levantamento resultou em uma amostra significativa de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o enfrentamento emergencial da pandemia. De acordo com a Andifes, os números impressionam pelo volume e qualidade do que as universidades públicas estão realizando em todos os Estados brasileiros.

A pesquisa foi apresentada pelo presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, em conjunto com membros da diretoria executiva.

De acordo com o levantamento, são 2.228 leitos normais, somados a 489 leitos de UTI. São 823 pesquisas em andamento ligadas às mais variadas formas de enfrentamento ao Covid-19, que vão desde identificação do vírus até mapeamento e possíveis vacinas. Uma das iniciativas destacadas na coletiva foi a pesquisa liderada pela UFPel, inédita no mundo. Ainda, as instituições são responsáveis por 53 ações voltadas para testagem, sendo 2.600 testes diários e mais de 55 mil testes realizados.

Além disso, a pesquisa apontou que 96 ações buscam produzir álcool e produtos sanitizantes. Até o momento somam-se 992.828 mil litros de álcool gel e 912 mil litros de álcool líquido, que são destinados a hospitais, unidades de saúde e comunidades carentes.

As IFES também são responsáveis por 104 ações de produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que já contabilizaram 162.964 mil protetores faciais, 85.514 mil máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6 mil aventais e 2 mil capuzes.

O levantamento também apontou 697 campanhas educativas, 341 ações solidárias junto a comunidades, 198 parcerias com governos municipais e 79 com governos estaduais.

Diante das iniciativas, o presidente da Andifes salientou o papel fundamental das IFES no enfrentamento ao Covid-19. “A universidade pode oferecer respostas seguras e importantes ao nosso país e ser exemplo de solidariedade nesse momento”, disse.

Na UFPel
O Hospital Escola (HE-UFPel) conta com 20 leitos de UTI e 38 de enfermaria, todos exclusivos para o tratamento do novo Coronavírus. Esses 38 poderão se tornar UTI a partir da chegada de equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. O HE é o hospital de referência no município para Covid-19.

Estão em andamento na UFPel 25 pesquisas sobre o Coronavírus, envolvendo aspectos como estudos de base populacional que avaliam a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil e estimativa do percentual da população gaúcha infectada, análise e monitoramento do processo de dispersão territorial do vírus no estado e seus impactos no sistema de saúde. Os estudos envolvem ainda temas como saúde mental dos trabalhadores da área da saúde, mudanças, monitoramento e novos protocolos no fazer profissional; desenvolvimento de vacina, teste diagnóstico e antivirais; características nas infecções e óbitos por Covid-19 e distribuição de ventilação pulmonar mecânica de baixo custo. Há pesquisas que versam, ainda, sobre o impacto da questão racial e de gênero durante a pandemia e nas relações econômicas, sociais, culturais e de educação.

A UFPel já produziu, até o final de abril, 5 mil litros e álcool gel 70% e álcool glicerinado com peróxido (solução líquida alcoólica para limpeza). Ainda nesta semana, a estimativa é que esse volume chegue a 15 mil litros.

A Instituição atua em duas ações de fabricação de Face Shield: uma artesanal e outra em impressora 3D. No total, até 30 de abril, já foram produzidas 6 mil máscaras. Também se está produzindo máscaras de pano para distribuição entre a população. Até agora em torno de 2 mil máscaras já foram confeccionadas.

Em relação a ações de testagem, a UFPel está estruturando a Unidade RT-PCR COVID-19 para testes moleculares. Está aguardando a entrega dos insumos e equipamentos de biossegurança. A previsão é realizar até 4 mil testes a partir da entrega de todos os insumos solicitados, prevista para meados de maio.

No âmbito de campanhas educativas, a UFPel já soma 23 iniciativas, que envolvem produção de vídeos e conteúdos para mídias sociais com orientações de saúde, prevenção e cuidado para públicos distintos, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, até ações de capacitação para profissionais de saúde.

Já são 34 ações de solidariedade desenvolvidas junto à comunidade, em âmbitos que passam por aconselhamento psicológico, orientação médica, cuidado em saúde mental, arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, cartilhas sobre acesso a direitos, ações de prevenção à violência contra mulheres e crianças, ações de bate-papo sobre temas variados e ações culturais.

São sete parcerias com o governo municipal e três com o governo estadual. Além disso, a UFPel soma outras dez iniciativas expressivas.

Conheça as ações da UFPel no blog do Comitê para Enfrentamento da Pandemia.

Publicado em 12/05/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Andifes, Ciência, Comunidade, coronavirus, Covid-19, Ensino, Extensão, Pesquisa.