Início do conteúdo

Grupo da UFPel oferece apoio emocional a idosos

O grupo “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, foi organizado para intervir na prevenção de casos de depressão por solidão ou falta de atenção. Instigado a propor algo no campo do cuidado mental, o PET Educação, da Faculdade de Educação da UFPel, sensível à demanda de um dos idosos que frequenta o grupo, reuniu, por mensagem no WhatsApp, uma rodada de inscrições a quem se sentia apto a dar apoio e a quem necessitava.

Foi assim que surgiu o programa “Diário do Cuidado: diálogos aos 60+”.  O foco da atuação do grupo é conversar sobre o isolamento, as perspectivas, as relações que eles conseguem ter. Depois, estabelecer rotina de contato e, nela, se prontificar a escrever a biografia do interlocutor. Ao enviar, sempre, o retorno do escrito ao idoso, comprometê-lo com sua própria história, memória e permanência no grupo.

O grupo também investe no envio, todos os dias, de um lembrete, uma frase de incentivo, uma imagem de paisagens vistas da janela ou de um animal de estimação e mesmo uma foto antiga em que estão com o idoso. Cabe, também, fazer planos para o futuro.

Como funciona?

Atualmente em contato com sete idosos, oito integrantes do grupo PET (estudantes e a Tutora) se revezam em conversar, escrever memórias, indicar leituras, serviços públicos e possibilidades para os que solicitaram apoio e estão confinados, sozinhos ou em pequenos grupos familiares.

As atividades tiveram início em 4 de maio e, hoje, contam com o apoio da professora Zayanna Lindôso, docente no Curso de Terapia Ocupacional (TO) da UFPel que, com expertise no tema, orienta o grupo e encaminha para atendimento especializado casos considerados mais delicados ou que demandem atendimento especial.

Na TO, há um programa denominado PRO-GERONTO, dedicado a casos que exigem maior atenção. Para fazer parte, basta entrar em contato com a tutora do grupo PET Educação, pelo mail cris.rosa.ufpel@hotmail.com e solicitar apoio.

Mais em  https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/diario-do-cuidado-mais-um-acao-do-pet.html .