Produtos da agricultura familiar reforçam alimentação de bolsistas

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas que se encontram em estado de vulnerabilidade socioeconômica passaram a receber, desde esta quinta-feira (7), um reforço ao seu rancho mensal: semanalmente, os beneficiários poderão retirar kits de produtos frescos provenientes da agricultura familiar, compostos por ovos, verduras e legumes.

A medida tem por objetivo suprir uma carência nutricional ocasionada pelo sistema emergencial imposto pela pandemia do coronavírus; se, anteriormente, a alimentação realizada nas unidades do Restaurante Universitário proporcionava vegetais frescos, a partir da entrega dos kits, não se fazia possível, empobrecendo o aporte de nutrientes. Pensando nessa realidade, foi idealizada essa entrega de produtos da agricultura familiar.

Partindo de um cronograma inicial de seis semanas, serão proporcionados, de forma intercalada, ovos, legumes e verduras, sendo seis tipos deles, e frutas, em uma variedade de quatro.

Diversificação da alimentação e suporte à agricultura familiar

O estudante do curso de Medicina Cleiton Silva é um dos beneficiados com o recebimento do rancho mensal da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e recebeu um kit com alimentos da agricultura familiar. Ele diz já ter se surpreendido positivamente com o fato da distribuição da sacola de alimentos, mas que ainda sentia falta de algo mais fresco e saudável. “Agora dá pra equilibrar mais a alimentação”, afirma.

Além da necessária complementação nutricional aos bolsistas, cuja alimentação provém substancialmente dos programas de auxílio da UFPel, a entrega dos kits de alimentos frescos contribui de forma decisiva na cadeia de produção da agricultura familiar da região. Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Rotuno, da Unidade de Cooperativismo da Emater-RS, o momento de pandemia reduziu substancialmente as compras de produtos das pequenas propriedades: “As vendas estavam paradas e os produtos, represados”.

Rotuno destaca a entrega dos vegetais frescos e ovos como uma iniciativa importante para a cadeia, visto que traz um incremento considerável de vendas em um momento importante para o sustento das famílias agricultoras. “São 800 famílias beneficiadas de forma direta, em cinco municípios da região: Arroio do Padre, Canguçu, Morro Redondo, Pelotas e São Lourenço do Sul”, comemora.